Você sabe quais são as principais dicas para levar o seu filho ao dentista? Os cuidados com os dentes devem começar desde cedo. Já com poucos meses de vida, a criança deve visitar o consultório do dentista e os pais devem estar tomando os cuidados necessários com a sua higiene bucal.

Mas, se muitos adultos ainda sofrem com medo de dentista, a experiência pode ser muito mais assustadora para uma criança. Sendo assim, como garantir que essa visita inicial ocorra sem traumas?

Para ajudar você a responder essa pergunta, separamos, neste artigo, 4 dicas para levar o seu filho ao dentista pela primeira vez. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!

Dicas para levar o seu filho ao dentista
Fonte: Envato

Conheça as 4 principais dicas para levar o seu filho ao dentista pela primeira vez

Assim como outros medos e receios, a fobia ao dentista pode começar com uma experiência traumática ou apenas desagradável na infância. Mas esse problema pode ter consequências graves no futuro, fazendo com que pessoas que precisem de tratamento dentário evitem procurá-lo.

Sendo assim, é importante construir uma relação saudável da criança com o consultório odontológico desde cedo. Felizmente, existem muitas maneiras de fazer isso. A seguir, vamos apresentar algumas das principais delas. Confira!

Vença o medo de dentista
Fonte: Envato

Leve o seu filho ao consultório antes da consulta

Uma boa forma de diminuir o medo de uma criança do dentista é permitir que ela se familiarize com o ambiente do consultório odontológico. Para fazer isso, você pode levá-la ao local antes da sua consulta.

Se houver tempo, o profissional pode até conhecer a criança e se apresentar antes do atendimento. Isso ajuda o seu filho a se preparar para a experiência e evita que a mente da criança crie fantasias assustadoras sobre o consultório e que pode fazer toda a diferença.

Ida ao dentista na infância
Fonte: Envato

Tenha um acompanhante seguro

Se na família existem adultos com medo de dentista, esses não são os adultos que devem levar a criança para a sua consulta. Isso porque a insegurança deles pode deixar a criança nervosa.

Ao invés disso, dê a tarefa de levar a criança ao consultório para alguém que não tenha o menor problema em ir ao dentista. Dessa maneira, o seu filho pode observar que não há nada a temer nessa experiência.

Escovar a língua também é fundamental

Nunca use o dentista como uma ameaça

Às vezes, no calor de um sermão ou uma discussão, pais podem recorrer a ameaças que podem gerar medos muito profundos nas crianças.

Se, ao repreender seu filho por alguma coisa, você o ameaça com uma visita ao consultório dentário, ele vai pensar neste local como algo para evitar.

Consultas com um plano odontológicos
Fonte: Envato

Procure, então, adotar uma atitude oposta: Ao invés de tratar a ida ao dentista como um castigo, trate como um passeio, oferecendo recompensas para a criança nas primeiras visitas.

Um pequeno presente, por exemplo, ou alguma atividade divertida na ida ou na volta, vai ajudar o seu filho a perceber a ida ao dentista como algo positivo que não precisa ser temido.

Escolha profissionais que saibam lidar com crianças

Uma das principais dicas para levar o seu filho ao dentista pela primeira vez que podemos citar é: para garantir que a primeira visita do seu filho ao dentista não seja traumática, é crucial escolher profissionais que conheçam odontopediatria. Esses dentistas saberão lidar com a criança da melhor forma possível.

Fazer isso é muito mais fácil com a ajuda de um plano odontológico providenciado por uma empresa confiável. Dessa maneira, você pode estabelecer uma rotina de visitas com um profissional com credibilidade.

A PrimaVida Dental é uma ótima opção para isso, oferecendo diversas opções para ajudar você a cuidar melhor dos seus dentes. Visite o site da PrimaVida Dental para obter mais informações sobre nossos planos para servidores públicos, pessoas físicas e empresas!

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp