Tudo o que você precisa saber sobre a odontopediatria

Para os pais, não há nada mais importante do que garantir a saúde e o bem-estar dos filhos. E isso passa pela saúde bucal. Assim, a odontopediatria, ou seja, a especialidade odontológica voltada para o cuidado com os dentes das crianças e dos bebês, é de vital importância.

Mas o que você precisa saber sobre os cuidados dentais relacionados aos seus filhos? Neste artigo, vamos dar algumas informações sobre odontopediatria para ajudar você a garantir a saúde bucal dos pequenos. Continue com a leitura para aprender mais sobre o assunto!

Tudo o que você precisa saber sobre a odontopediatria
Fonte: Envato

Entenda tudo o que você precisa saber sobre a odontopediatria com essas informações

A higiene dental deve começar desde muito cedo. Mesmo antes dos primeiros dentes nascerem na criança, já é importante limpar a sua gengiva com um lenço umedecido macio ou com uma gaze.

Mas e quando os dentes começam a nascer? A primeira dentição começa a aparecer por volta dos seis meses de idade, e normalmente os primeiros dentes a aparecer são os da frente.

Mas essa regra não é invariável, dependendo do bebê, esses dentes podem aparecer com cinco meses a um ano de idade.

Ida ao dentista na infância
Fonte: Envato

A partir do momento em que os primeiros dentes nascem, a higiene bucal já deve ser feita. A princípio, é natural fazer essa higienização pelas crianças. No entanto, a partir dos 6 anos de idade, é importante que as crianças já possam fazer isso sozinhas

Esse hábito deve ser construído aos poucos. A higienização bucal deve ser uma parte da rotina da criança desde muito cedo, para que ela se acostume e crie esse hábito de forma natural.

Cuidado dentário após a exodontia
Fonte: Envato

Uma boa ideia é transformar o uso da escova de dentes e do fio dental em uma tarefa divertida. Para isso, pode-se introduzir um elemento como uma música ao processo de limpeza, deixando as crianças mais estimuladas.

Após a higienização, é importante também conferir os resultados para garantir que a escovação está sendo feita da maneira adequada.

As crianças e o dentista: quando começar as visitas ao consultório médico?

A criança deve se acostumar ao consultório do dentista desde cedo. Do contrário, esse ambiente pode provocar medo e ansiedade, o que nunca é positivo.

Depois dessa visita inicial, é recomendado que se retorne ao consultório de seis em seis meses. Dessa maneira, o profissional pode acompanhar o desenvolvimento da arcada dentária da criança e providenciar os cuidados adequados.

Essa regularidade também contribui para que o paciente se acostume com o consultório odontológico. Isso evita o desenvolvimento do medo de dentista, problema que, desenvolvendo-se na infância, pode ser um grande obstáculo mesmo na idade adulta.

Vença o medo de dentista
Fonte: Envato

Melhore a sua rotina de cuidados bucais com um plano odontológico

A odontopediatria é fundamental para garantir o bem-estar das crianças. Mas, em termos de saúde bucal, tudo fica mais fácil com a ajuda de um plano odontológico.

Assim para buscar cuidados dentários para você ou para os seus filhos, é uma boa ideia considerar essa possibilidade. Basta entrar em contato com uma empresa de planos odontológicos confiável, como, por exemplo, a PrimaVida Dental. 

E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não perca tempo e visite o site para obter mais informações!

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp