Por que fumar faz mal para os dentes? Se você sabe alguma coisa sobre saúde dental, com certeza já ouviu falar que o tabagismo é muito prejudicial para os dentes e para a boca.

Mas quais são as razões para isso? Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o assunto para ajudar a responder essa pergunta. Continue com a leitura para saber mais!

Entenda por que fumar faz mal para os dentes
Fonte: Pexels

Entenda por que fumar faz mal para os dentes com esse artigo

Fumar é muito prejudicial para a saúde como um todo. Essa informação é de conhecimento comum: Afinal, está inclusive presente nos pacotes de cigarro como um aviso para quem escolher comprar. Mas muitas pessoas não conhecem os males específicos que o cigarro traz para a saúde bucal.

E não conhecer esses males é perigoso. Isso porque, se algo como câncer pulmonar pode parecer muito distante ou abstrato, os males dentários são mais cotidianos e, portanto, riscos mais urgentes do ato de fumar. Sendo assim, é importante saber quais são eles. 

A seguir, então, vamos apresentar alguns dos efeitos do cigarro na saúde bucal mais comuns. Confira!

Malefícios do Cigarro
Fonte: Pexels

Mau hálito e dentes amarelados

Um dos principais efeitos do tabagismo para a saúde bucal é de caráter estético. Isso porque o alcatrão presente no cigarro mancha os dentes, deixando-os mais escuros e amarelados.

Fumar também é um fator que influencia na formação do mau hálito. Isso ocorre através do ressecamento que a fumaça do cigarro provoca na boca.

Esse ressecamento inibe a produção de saliva, o que faz com que parte das substâncias que consumimos continue na boca. Assim, quando essas substâncias são digeridas, elas exalam odores que provocam o mau cheiro.

Tabagismo e Saúde Bucal
Fonte: Pexels

Câncer na boca

Uma consequência mais grave do tabagismo pode ser o câncer na boca. As substâncias contidas no tabaco podem gerar uma reprodução acelerada das células na boca, o que aumenta o risco de câncer.

Essa doença pode ser extremamente perigosa. Seu perigo se deve, em parte, ao fato de não ser facilmente detectável em seus estágios iniciais.

Alguns sinais de câncer oral são: mudança na voz; dificuldade para engolir ou mastigar; manchas brancas ou vermelhas em qualquer parte da boca; caroços ou inchaços na bochecha; feridas que sangram com facilidade; e muitos outros.

Diante da presença desses sintomas, o ideal é consultar um profissional.

Tabagismo é totalmente prejudicial para a sua saúde
Fonte: Pexels

Doença na gengiva

Outro problema de saúde bucal que pode ser causado pelo tabagismo é a doença na gengiva, também conhecida como gengivite. Isso acontece porque o cigarro diminui a geração de saliva e a vascularização dos tecidos da boca, o que gera uma redução na imunidade.

A consequência, então, é que a gengiva se torna muito mais vulnerável a inflamações que podem ser o princípio de uma gengivite. Se não for tratada da maneira devida, esse tipo de inflamação também pode contribuir para o câncer de boca.

Pare de fumar
Fonte: Envato

Problemas no paladar

Finalmente, uma consequência de fumar é que o paladar do fumante pode ser afetado de forma negativa. A fumaça do cigarro diminui a sensibilidade das papilas gustativas, dificultando o processo de sentir o gosto dos alimentos.

Cuide melhor da sua saúde bucal com a ajuda de um plano odontológico

Agora que você já sabe a resposta para a pergunta “por que fumar faz mal para os dentes”, o ideal é continuar solucionando as suas dúvidas relacionadas à saúde bucal. E, para isso, deve-se contar com um profissional especializado.

No entanto, o acesso a esse tipo de profissional nem sempre é fácil. Porém, ele se torna muito mais simples se você tem um plano odontológico.

Assim, vale a pena escolher uma opção com uma empresa confiável, como, por exemplo, a PrimaVida Dental. Visite o site da PrimaVida para obter mais informações!

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp