Você sabe quais são as principais causas da dor de dente? Quem já teve dor de dente sabe como desconfortável essa experiência pode ser. Ela se torna ainda pior quando começa com um leve incômodo que é prontamente ignorado e vai aos poucos crescendo e se convertendo em um grande problema.

Nesses casos, o ideal é sempre recorrer a ajuda profissional. Mas como evitar que a situação chegue a esse ponto?

Para investir em técnicas de prevenção, é preciso, antes, conhecer as principais causas da dor de dente. E é isso que vamos explicar neste artigo. Continue com a leitura para aprender mais sobre o assunto!

4 principais causas da dor de dente
Fonte: Envato

Descubra quais são as principais causas da dor de dente

A dor de dente raramente começa insuportável. Na maioria dos casos, ela tem início de forma leve e vai se tornando mais aguda com o passar do tempo.

Naturalmente, nem sempre a dor de dente é sintoma de algo sério. Ela pode ser apenas o sinal de uma sensibilidade momentânea. No entanto, em muitos casos, a dor de dente começa a incomodar quando ela alcança a polpa do dente.

A polpa do dente, também conhecida como polpa dentária, é a estrutura interna do dente. Ela é formada por um tecido mole e é responsável pela vitalidade do dente.

Dente quebrado e o melhor tratamento para este problema
Fonte: Freepik

Por conta disso, trata-se de um tecido composto por células do tecido conjuntivo, fibras, nervos e vasos sanguíneos. Isso a torna uma parte mais sensível da estrutura dentária.

Sabemos, então, no que consiste a dor de dente. Mas o que gera esses incômodos na polpa dentária? A seguir, vamos apresentar algumas das principais coisas que podem gerar a dor de dente. Confira!

Sensibilidade dental

A sensibilidade dental pode ser uma grande causa de desconforto. Ela normalmente ocorre quando o esmalte do dente se desgasta, expondo a dentina, uma camada interior mais vulnerável.

Esse desgaste dos esmalte dos dentes pode ocorrer por uma variedade de razões. A mais comum é o bruxismo, ou seja, o hábito de ranger os dentes durante o sono. O bruxismo costuma ser um sintoma de ansiedade e estresse.

A vida últi da escovas de dente
Fonte: Envato

Cáries

Não dá pra falar de causas da dor de dente sem falar das cáries. Em caso de cárie, as bactérias acumuladas nos dentes começam a desgastá-los, avançando aos poucos. Quando essas bactérias alcançam o nervo, a dor surge.

O ideal é tratar cáries logo no início. Isso porque, a longo prazo, esse tipo de problema pode resultar na perda de dentes.

Como prevenir as cáries
Fonte: Freepik

Sinusite

Nem toda causa de dor de dente tem sua origem na boca. Problemas como sinusite ou dores de ouvido podem gerar sensações de desconforto nos dentes. Isso ocorre por conta da proximidade do local em que essas inflamações começam dos dentes – há uma reflexão da dor nos nervos.

Se acalme ainda no consultório
Fonte: Envato

Doenças e inflamações na gengiva

Muitas vezes, por conta da proximidade dos dois na boca, inflamações na gengiva podem resultar em dor de dente, ou ser confundidas dessa forma. Assim, problemas como gengivite podem ser experimentados com esse tipo de dor aguda.

Outras doenças, como a doença periodontal, podem evoluir para um ponto em que afetam a estrutura dentária propriamente dita.

O que é canal dentário
Fonte: Envato

Cuide melhor dos seus dentes com a ajuda de um plano odontológico

Agora que você já sabe quais são as principais causas da dor de dente, é hora de dar um passo adiante para cuidar melhor da sua saúde bucal. Esse passo deve consistir no estabelecimento de uma rotina de visitas regulares ao dentista.

Para estabelecer essa rotina, o ideal é contar com um plano odontológico. Empresas como a PrimaVida Dental oferecem diversas opções com qualidade e credibilidade para ajudar você a cuidar melhor dos seus dentes. Visite o site para obter mais informações!

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp