Gravidez e saúde bucal: o que você precisa saber

Você sabe a relação entre gravidez e saúde bucal? A gravidez é um período incrível na vida, que pode trazer momentos inesquecíveis. No entanto, também é um período muito delicado. Todo cuidado com a saúde da gestante é pouco, e isso inclui a saúde dos dentes.

Mas quais são os cuidados com a boca que uma mulher grávida precisa tomar? Se você não sabe a resposta para essa pergunta, não se preocupe.

Neste artigo, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre gravidez e saúde bucal. Continue com a leitura para aprender!

Saúde bucal e gravidez
Fonte: Pexels

Entenda o que você precisa saber sobre gravidez e saúde bucal

Cuidar da saúde dental na gravidez é crucial tanto para o feto como para a gestante. Existem problemas que podem levar a um parto prematuro, o que é arriscado para ambos.

Esse quadro se torna ainda mais complicado quando se considera que as alterações hormonais que ocorrem na gravidez podem agravar os riscos de problemas de saúde bucal.

Isso porque elas fazem com que os vasos sanguíneos dilatem, o que aumenta as chances de inflamações, como a gengivite.

Gravidez e saúde bucal
Fonte: Pexels

Sendo assim, fica claro que a saúde da boca e a gravidez devem ser administradas de forma conjunta. Felizmente, existem muitas formas de fazer isso. A seguir, então, vamos apresentar alguns cuidados recomendados para a saúde dentária na gravidez. Confira!

Visite o dentista antes de engravidar

Se você ou alguém que você conhece está pensando em engravidar, uma boa idéia é começar a cuidar melhor da saúde dentária desde já. Uma visita ao dentista, então, pode ser uma ótima escolha.

Conte ao seu dentista sobre seus planos de engravidar. Com base nisso, o especialista poderá analisar a sua saúde bucal e recomendar qualquer tratamento que possa ser necessário antes da gravidez.

Acompanhamento profissional é fundamental em casos de bruxismo
Fonte: Envato

Mantenha a higiene bucal em dia

A principal regra para cuidar bem da saúde dentária é cuidar bem da higienização bucal. Os dentes devem ser limpos após cada refeição.

Essa limpeza não consiste apenas no processo de escovar os dentes. Depois da escovação, o ideal é utilizar o fio dental. Dessa maneira, é possível evitar o acúmulo de vestígios de comida e alimentos nos espaços entre os dentes.

Escovação ideal dos dentes

Dê preferência a alimentos saudáveis

Na gravidez, a alimentação é uma questão mais importante do que nunca. A dieta de uma gestante deve ser elaborada por um profissional nutricionista de preferência. Somente dessa forma ela poderá obter todos os nutrientes necessários para si mesma e para o bebê.

No entanto, para o benefício da saúde dentária, é uma boa idéia dar preferência para alimentos saudáveis e reduzir o consumo de açúcares.

Alimentação Saudável
Fonte: Envato

O consumo de doces, por exemplo, deve ser reduzido para diminuir os riscos de cáries. Se você é do tipo que não consegue viver sem um chocolate, procure dar preferência ao chocolate com alto teor de cacau, que tem menos açúcar.

Limpe a boca com cuidado após vômitos

Enjoos e vômitos durante a gravidez são possibilidades que devem ser consideradas. Nessa fase, ocorre um aumento do fluxo de ácidos provenientes do aparelho digestivo que pode danificar os dentes.

Por isso, se vomitar durante a gravidez, enxague a boca com cuidado para eliminar os vestígios de vômito. Também é uma boa idéia escovar os dentes e a língua com uma escova sem creme dental, garantindo a limpeza.

A vida últi da escovas de dente
Fonte: Envato

Vá ao dentista regularmente

Para entender plenamente a relação entre gravidez e saúde bucal, é preciso contar com ajuda especializada. Desse modo, é necessário ir ao dentista regularmente durante esse período.

Essa rotina de visitas se torna mais fácil se a gestante possui um plano odontológico. Empresas como a PrimaVida Dental oferecem diversas opções com qualidade e credibilidade. Visite o site para obter mais informações!

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp