Você sabe o que causa a sensibilidade nos dentes? Esse problema pode ser uma grande causa de incômodo para muitas pessoas. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre a origem da sensibilidade nos dentes e como prevenir essa situação.

Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

O que causa a sensibilidade nos dentes
Fonte: Envato

Descubra o que causa a sensibilidade nos dentes

A sensibilidade nos dentes é uma condição definida pelo incômodo gerado por dentes muito sensíveis. Essa condição pode prejudicar o ato de comer e beber, transformando atividades simples como, por exemplo, a mastigação em uma experiência muito desconfortável.

Mas o que causa a sensibilidade nos dentes? Para responder essa pergunta, é preciso antes entender como se dá esse fenômeno. Os dentes ficam hipersensíveis por conta da exposição da dentina.

Perca o medo do dentista com essas dicas
Fonte: Pexels

A dentina é um tecido conjuntivo avascular e mineralizado. Esse tecido forma o “corpo” do dente, suportando-o abaixo do esmalte dentário, uma camada mais fina e frágil.

Sendo assim, a dentina se torna exposta quando, por qualquer razão, o esmalte do dente se desgasta. E é aí que a sensibilidade dentária surge.

Há muitas coisas que podem gerar o desgaste do esmalte dos dentes. Dentre elas, é possível citar:

  • Alimentos e bebidas ácidos;
  • Escovação agressiva e compressão;
  • Cremes dentais muito abrasivos;
  • Bruxismo ou ranger de dentes;
  • Refluxo;

E muitos outros fatores. Tudo isso contribui para a exposição da dentina, gerando a hiper sensibilidade.

Como prevenir a sensibilidade nos dentes

Diante disso, uma vez que você sabe qual é a causa da sensibilidade nos dentes, resta a questão: como prevenir esse problema?

Felizmente, existem muitas maneiras de proteger o esmalte dental e evitar o seu desgaste, prevenindo a sensibilidade nos dentes. A seguir, vamos apresentar algumas das principais delas. Confira!

Como perder o medo do dentista
Fonte: Pexels

Escolha bem o seu creme dental

Certos cremes dentais podem ser prejudiciais para o esmalte dos seus dentes. Por isso, é importante prestar atenção na hora de escolher esse produto.

Dê preferência a um creme dental que seja recomendado pelo seu dentista. Caso faça uso de cremes dentais com promessas de clareamento, evite usá-los em excesso.

Pasta de dente ideal para a escovação deve conter flúor
Fonte: Freepik

Escove os dentes com movimentos suaves

A escovação agressiva dos dentes não ajuda a limpeza a ser mais completa. Pelo contrário: Ela pode gerar o desgaste do esmalte dentário, o que é negativo para a saúde da boca como um todo.

Sendo assim, na hora de escovar os dentes, procure fazer movimentos suaves e precisos. É muito mais importante ser eficaz ao remover os vestígios de alimentos do que escovar com pressão e força.

Escovar a língua também é fundamental

Evite ranger os dentes

Ranger os dentes é um péssimo hábito que pode danificar o esmalte dentário. Fazer isso de forma inconsciente é uma condição conhecida como bruxismo, que pode ser um sintoma de estresse.

Se você está lidando com bruxismo, é importante procurar ajuda de dentistas especialistas. Essa condição pode ser uma consequência da ansiedade e do estresse, o que significa que talvez uma consulta com médico psiquiatra, possa ajudar você com algum medicamento apropriado para o caso.

Roer as unhas é um péssimo hábito para a saúde bucal
Fonte: Pexels

Visite o dentista regularmente

Para prevenir a sensibilidade nos dentes, o ideal é ter uma rotina de visitas regulares ao dentista. Isso porque, dessa forma, os seus dentes podem ser examinados por um profissional que pode alertar você para qualquer sinal de desgaste do esmalte dentário.

Estabelecer essa rotina de visitas, no entanto, pode ser uma tarefa complicada. Mesmo assim, ela se torna muito mais fácil com a ajuda de um plano odontológico.

Empresas como a PrimaVida Dental oferecem diversas opções com qualidade e credibilidade para ajudar você a cuidar melhor dos seus dentes. Visite o site para obter mais informações!

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp