Entenda como prevenir cáries sem parar de comer doces

A cárie é um problema de saúde bucal desagradável, que pode evoluir para situações perigosas caso não seja tratada da maneira correta. No entanto, muitas pessoas já sabem disso.

O que é mais complicado é encontrar maneiras de prevenir a cárie como por  exemplo evitar alimentos açucarados. Para quem é um amante de doces, essa tarefa pode parecer impossível.

Por isso, neste artigo, vamos ajudar você a descobrir como prevenir cáries sem parar de comer doces. Continue com a leitura para saber mais!

Entenda como prevenir cáries sem parar de comer doces
Fonte: Freepik

Entenda como prevenir cáries sem parar de comer doces

Em primeiro lugar, é preciso compreender qual é a relação entre a cárie e o consumo de alimentos açucarados. Esse problema se dá por conta da sacarose.

A sacarose é uma substância que compõe o açúcar. Por conta disso, também é conhecida como açúcar de mesa. Ela tem o efeito de favorecer a fermentação de bactérias.

Isso, no contexto da saúde bucal, pode ser muito problemático. Afinal, há muitas bactérias na boca o tempo todo, mas o acúmulo dessas bactérias é prejudicial para a saúde dos dentes.

Dente quebrado e o melhor tratamento para este problema
Fonte: Freepik

Isso porque o acúmulo gera a placa bacteriana, que, quando em excesso, começa a afetar os dentes estruturalmente. É aí que a cárie aparece, e, se ela não for tratada com cuidado, pode até gerar a perda do dente afetado.

Sendo assim, fica fácil entender por que comer muitos doces aumenta o risco de ter cárie. Mas você não precisa abdicar inteiramente desse prazer para cuidar bem dos seus dentes. Basta adotar as atitudes certas para diminuir os riscos.

E que atitudes são essas? Bem, o primeiro passo é garantir uma rotina efetiva de higienização bucal. Assim, se você é do tipo de pessoa que passa o dia fora de casa e não resiste a um docinho, o ideal é ter uma escova de dentes com você para limpar a boca após cada refeição. Isso evita que os vestígios de comida se acumulem nos seus dentes e alimentem as bactérias.

Criança com dente quebrado
Fonte: Freepik

Para uma limpeza mais completa, não se limite apenas à escova de dentes. O uso do fio dental também pode ser de grande ajuda. Isso porque o fio dental acessa locais da boca que a escova não alcança, removendo os restos de comida que tendem a ficar presos entre os dentes.

Você também pode usar um enxaguante bucal de preferência com flúor, para fortalecimento da estrutura dentária.

Além disso, também é possível optar pelo consumo de doces com moderação. Dessa maneira, você não precisa deixar de comer alimentos açucarados para sempre. Ao invés disso, procure limitar a frequência com que eles estão incluídos na sua dieta.

Um bom caminho para fazer isso é com substituições. Frutas são muito positivas para saciar a vontade de doces.

Consultas com um plano odontológicos
Fonte: Envato

Mas, se elas não conseguirem matar o seu desejo por um chocolate, também não tem problema: procure apenas dar preferência para opções com menos açúcar. Chocolates com alto teor de cacau, por exemplo, são deliciosos e muito menos prejudiciais para a saúde bucal.

Cuide melhor dos seus dentes com a ajuda de um plano odontológico

Agora que você já sabe como prevenir cáries sem parar de comer doces, é hora de dar um passo adiante para cuidar melhor da sua saúde bucal. Esse passo deve ser adquirir um plano odontológico para que você possa visitar o dentista regularmente.

Existem muitas empresas que oferecem opções de planos odontológicos. No entanto, é importante optar por uma que seja confiável, como, por exemplo, a PrimaVida Dental. Visite o site da PrimaVida para obter mais informações!

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp