O medo de dentista, também conhecido como ansiedade odontológica ou odontofobia, é um assunto muito mais sério do que pode parecer à primeira vista.
Isso porque esse medo é presente em uma parcela significativa da população, e desencoraja pessoas a irem ao dentista mesmo precisando de tratamento.
Assim, para ajudar você a cuidar melhor da sua saúde bucal, neste artigo, vamos explicar como superar o medo de dentista. Continue com a leitura para descobrir!
Entenda como superar o medo de dentista com essas dicas
Imagine que você acorda um dia com uma dor no dente. É uma dor leve, suportável, mas incômoda. O que você faz em uma situação dessa?
O ideal, é claro, é responder “marcar imediatamente uma consulta com o dentista”. Mas, se você é uma pessoa que sofre de odontofobia, essa situação não é tão simples.
O mais provável, em casos deste tipo, é que uma pessoa com medo de dentista se force a ignorar a dor, esperando ela ir embora sozinha. E o problema é que isso dificilmente acontece.
Na verdade, quanto mais a pessoa espera para ir ao dentista, pior o problema de saúde bucal pode ficar.
Sendo assim, fica claro que o medo de dentista pode ser um problema grave. A seguir, então, vamos apresentar algumas dicas para ajudar você a superar essa fobia. Confira!
Tire todas as suas dúvidas
Quando você estiver no consultório médico, é normal ter dúvidas e uma certa ansiedade. E a melhor forma de diminuir esse nervosismo é perguntando tudo que você quiser saber. Dessa forma, você pode entender melhor os procedimentos que serão realizados.
Isso ajuda você a saber o que esperar, o que é muito positivo para lidar com a ansiedade e o medo. Lembre-se de que o médico quer que você se sinta confortável, então ele não vai se importar de responder às suas perguntas.
Peça a alguém para acompanhar você na consulta
Se a ideia de ir ao dentista assusta você, não é nenhuma vergonha pedir a ajuda de um amigo ou um parente. Explique a situação e peça que a pessoa fique com você durante a consulta. Ter alguém que você confia ao seu lado pode ajudar você a se sentir mais tranquilo.
Evite o barulho do motorzinho com fones
Uma das maiores causas de desconforto no consultório do dentista é o temido “motorzinho”. O barulho dessa ferramenta pode parecer muito mais intimidante do que ela realmente é.
Por isso, uma boa forma de evitar esse problema é usar fones durante o processo. Coloque uma música que você gosta e procure se distrair.
Controle a sua respiração na sala de espera
O momento de sentar na sala de espera pode ser péssimo para a ansiedade, pois a expectativa cresce e a sua imaginação pode criar cenários absurdos e assustadores.
Assim, prepara-se para contornar essa situação com técnicas de respiração para relaxamento. Essas técnicas permitem que você controle a sua respiração e coloque-a em um ritmo feito para fazer o seu corpo se acalmar.
Visite o consultório do dentista antes da consulta
Se você não sabe como superar o medo de dentista, é uma boa ideia conversar com o profissional que vai te atender e explicar a sua situação. Essa também é uma forma de visitar o consultório antes de qualquer procedimento, o que ajuda você a se familiarizar um pouco com o ambiente.
Mas, para ter acesso a profissionais altamente competentes e qualificados, o ideal é poder contar com uma empresa de planos odontológicos de uma empresa de qualidade.
A PrimaVida Dental, por exemplo, é uma ótima opção para ajudar você a cuidar melhor da sua saúde bucal. Contamos com planos individuais e empresariais. E aí, quer saber mais? Então entre em contato com a empresa através do site!