O medo de dentista, também conhecido como ansiedade odontológica ou odontofobia, é um assunto muito mais sério do que pode parecer à primeira vista.

Isso porque esse medo é presente em uma parcela significativa da população, e desencoraja pessoas a irem ao dentista mesmo precisando de tratamento.

Perca o medo do dentista com essas dicas
Fonte: Pexels

Assim, para ajudar você a cuidar melhor da sua saúde bucal, neste artigo, vamos explicar como superar o medo de dentista. Continue com a leitura para descobrir!

Entenda como superar o medo de dentista com essas dicas

Imagine que você acorda um dia com uma dor no dente. É uma dor leve, suportável, mas incômoda. O que você faz em uma situação dessa?

O ideal, é claro, é responder “marcar imediatamente uma consulta com o dentista”. Mas, se você é uma pessoa que sofre de odontofobia, essa situação não é tão simples.

Como perder o medo do dentista
Fonte: Pexels

O mais provável, em casos deste tipo, é que uma pessoa com medo de dentista se force a ignorar a dor, esperando ela ir embora sozinha. E o problema é que isso dificilmente acontece.

Na verdade, quanto mais a pessoa espera para ir ao dentista, pior o problema de saúde bucal pode ficar.

Sendo assim, fica claro que o medo de dentista pode ser um problema grave. A seguir, então, vamos apresentar algumas dicas para ajudar você a superar essa fobia. Confira!

Tire todas as suas dúvidas

Quando você estiver no consultório médico, é normal ter dúvidas e uma certa ansiedade. E a melhor forma de diminuir esse nervosismo é perguntando tudo que você quiser saber. Dessa forma, você pode entender melhor os procedimentos que serão realizados.

Isso ajuda você a saber o que esperar, o que é muito positivo para lidar com a ansiedade e o medo. Lembre-se de que o médico quer que você se sinta confortável, então ele não vai se importar de responder às suas perguntas.

Consulta mensal com dentistas com auxílio de um plano odontológico da PrimaVida
Fonte: Envato

Peça a alguém para acompanhar você na consulta

Se a ideia de ir ao dentista assusta você, não é nenhuma vergonha pedir a ajuda de um amigo ou um parente. Explique a situação e peça que a pessoa fique com você durante a consulta. Ter alguém que você confia ao seu lado pode ajudar você a se sentir mais tranquilo.

Evite o barulho do motorzinho com fones

Uma das maiores causas de desconforto no consultório do dentista é o temido “motorzinho”. O barulho dessa ferramenta pode parecer muito mais intimidante do que ela realmente é.

Por isso, uma boa forma de evitar esse problema é usar fones durante o processo. Coloque uma música que você gosta e procure se distrair.

Controle a sua respiração na sala de espera

O momento de sentar na sala de espera pode ser péssimo para a ansiedade, pois a expectativa cresce e a sua imaginação pode criar cenários absurdos e assustadores.

Assim, prepara-se para contornar essa situação com técnicas de respiração para relaxamento. Essas técnicas permitem que você controle a sua respiração e coloque-a em um ritmo feito para fazer o seu corpo se acalmar.

Se acalme ainda no consultório
Fonte: Envato

Visite o consultório do dentista antes da consulta

Se você não sabe como superar o medo de dentista, é uma boa ideia conversar com o profissional que vai te atender e explicar a sua situação. Essa também é uma forma de visitar o consultório antes de qualquer procedimento, o que ajuda você a se familiarizar um pouco com o ambiente.

Mas, para ter acesso a profissionais altamente competentes e qualificados, o ideal é poder contar com uma empresa de planos odontológicos de uma empresa de qualidade.

A PrimaVida Dental, por exemplo, é uma ótima opção para ajudar você a cuidar melhor da sua saúde bucal. Contamos com planos individuais e empresariais. E aí, quer saber mais? Então entre em contato com a empresa através do site!

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp