4 principais cuidados para ter após a extração de um dente

A extração de um dente, procedimento dentário do ramo da exodontia, é um processo simples que pode ser muito positivo para a sua saúde bucal. Por isso, é importante entender os cuidados para ter após a extração de um dente.

Afinal, em muitos casos, o nascimento de um dente pode prejudicar o funcionamento da sua arcada dentária; ou, no caso de uma cárie, a remoção do dente é necessária para evitar que o problema se estenda para o resto da boca.

4 principais cuidados para ter após a extração de um dente
Fonte: Envato

Mas, como qualquer tipo de cirurgia, é preciso ter cuidado com o pós-operatório para garantir que tudo corra da maneira correta a longo prazo.

Por isso, neste artigo, separamos os 4 principais cuidados para ter após a extração de um dente. Continue com a leitura para descobrir quais são eles!

Descubra quais são os 4 principais cuidados para ter após a extração de um dente

Embora seja uma ideia que assusta muitas pessoas, extrair um dente é um processo muito simples e indolor. Por conta da anestesia local, o máximo que o paciente sente é uma leve pressão no local da extração.

No entanto, após a operação, é necessário tomar alguns cuidados para evitar qualquer problema posterior. A seguir, então, vamos apresentar os principais deles. Confira!

Entenda o que é exodontia
Fonte: Envato

Preste atenção na sua alimentação

A alimentação no período pós-exodontia é muito importante. Em primeiro lugar, nas 24 horas que se seguirem à remoção do dente, o paciente deve evitar alimentos quentes. Isso porque esse tipo de alimento pode estimular o sangramento no local da extração.

Também é crucial evitar a mastigação para não gerar dores no local. Por isso, dê preferência para alimentos líquidos e pastosos, com destaque para as opções frias. Desse modo, sorvetes, açaí e sucos são alimentos que podem auxiliar na recuperação da operação.

Ida ao dentista na infância
Fonte: Envato

Não faça bochechos

O ato de bochechar é normalmente muito positivo para a higienização dental, sendo o último passo na rotina de cuidados, após a escovação e o uso do fio dental.

No entanto, após a extração de um dente, é necessário ficar 24 horas sem bochechar. Isso porque a prática pode prejudicar a formação de coágulo no local afetado, o que afeta negativamente a recuperação da boca como um todo.

A vida últi da escovas de dente
Fonte: Envato

Faça repouso

Como a maioria dos procedimentos médicos, a extração de um dente requer repouso após a sua realização. Assim, se você passar por esse processo, procure descansar e não fazer muito esforço durante 2 ou 3 dias. Isso significa ficar deitado com a cabeça elevada para evitar sangramentos, e não fazer nenhum tipo de exercício físico.

Cuidados após a extração
Fonte: Envato

Além disso, como a área afetada pelo procedimento é a boca, é crucial evitar qualquer atividade excessiva nessa área. Após a cirurgia, a boca ainda está muito sensível, de modo que é preferível evitar alimentos que requeiram mastigação e até falar muito.

Aplique uma compressa de gelo no local

Um efeito comum do procedimento é o inchaço na região da boca afetada. Para evitar essa situação desagradável, bem como a formação de hematomas, uma boa ideia é aplicar uma compressa de gelo no local. Isso ajuda a diminuir o inchaço e a garantir um conforto maior após a cirurgia.

Realize uma extração dental segura com a ajuda de um plano odontológico

Agora que você já sabe quais são os cuidados para ter após a extração de um dente, é hora de criar uma rede de segurança para o caso de você precisar realizar esse procedimento no futuro. E a melhor forma de fazer isso é com uma empresa de plano odontológico de uma empresa confiável.

A PrimaVida Dental, por exemplo, é uma ótima opção. Contamos com planos odontológicos para você e sua empresa. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo e visite o site para entrar em contato com a empresa!

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp