Manter a saúde bucal em dia é essencial para a harmonização do funcionamento de todo o corpo. Além de manter a boca esteticamente bonita, higienizar de maneira correta e manter consultas constantes ao dentista, é fundamental para evitar o aparecimento de doenças e infecções que podem gerar complicações em todo o corpo.

Veja 7 dicas de como manter a saúde bucal em dia

Dicas de Higiene Bucal
Fonte: Envato

Escovar os dentes após as refeições

Manter uma rotina de escovação de pelo menos três vezes por dia é essencial para evitar que bactérias se proliferem na sua boca.

A proliferação de bactérias pode gerar complicações na gengiva, cárie, tártaro, infecções e, uma vez na corrente sanguínea, pode culminar em problemas graves de saúde.

Escove os dentes após as refeições
Fonte: Envato

É recomendado pelos dentistas que se escove os dentes pelo menos três vezes por dia após as refeições. Dessa maneira, é possível deixar os dentes livres de placa bacteriana e, por consequência, de tártaros, além de deixá-los mais brancos para uma melhor aparência.

Faça escolha dos materiais corretos para higienização

O recomendado é que se compre escovas com cerdas macias para auxiliar na limpeza dos dentes e gengivas reduzindo o desgaste dos elementos dentários e problemas de trauma gengival.

Dessa forma, é possível evitar que os dentes fiquem desprotegidos e mais suscetíveis a doenças.

Materiais de higienização bucal
Fonte: Envato

Além disso, o ideal é que se faça uso de pastas de dente com flúor e antissépticos para evitar o aparecimento de cáries, tártaro e problemas periodontais. Esse cuidado também ajuda a reduzir a quantidade de bactérias nocivas à saúde bucal.

Tenha uma alimentação saudável

Se preocupar com a sua educação alimentar também é um passo fundamental para quem quer manter a saúde bucal em dia.

Comer alimentos ricos em vitaminas e minerais como frutas, legumes e verduras e evitar o excesso no consumo de bebidas alcoólicas, frituras, açúcar e tabaco são atitudes que irão ajudar a manter sua saúde bucal. É quase que uma reeducação alimentar.

Alimentação Saudável
Fonte: Envato

Trocar a sua escova de dentes após a vida útil

É importante ressaltar que as escovas de dentes não podem ser utilizadas para sempre, é necessário estar sempre trocando as escovas após a vida útil das mesmas(a cada 3 meses) Caso não sejam trocadas, a higiene oral ficará prejudicada, além de virar um nicho de bactérias.

Escove os dentes antes de dormir

Enquanto dormimos, a produção de saliva diminui, o que deixa a sua boca mais propensa à proliferação de bactérias. Por isso, é fundamental escovar os dentes e manter sua boca livre de bactérias delas antes de ir dormir.

Escove os dentes antes de dormir
Fonte: Envato

Escovar a língua também é importante

Esta atitude ajuda a evitar que bactérias presentes na língua se acumulem junto a resíduos de alimentos, causando mau hálito e possíveis infecções. A limpeza da língua também pode ser feita por meio de um limpador de língua, para tirar a película esbranquiçada aparente.

Mantenha visitas constantes ao dentista

Estar sempre indo ao dentista é essencial para ter o diagnóstico correto de possíveis problemas que possam acometer sua boca. Além disso, ajuda a tratar doenças ainda em fase inicial, o que torna o processo de tratamento mais eficaz e rápido.

O recomendado é que se visite o dentista a cada seis meses. Dessa forma, é possível fazer uma análise profissional da situação da sua saúde bucal e tratar doenças de maneira correta com os procedimentos adequados.

Mantenha visitas ao dentista
Fonte: Envato

Para ajudar no contato constante com seu dentista, você pode contar com os serviços da PrimaVida Dental. Nós somos uma empresa de planos odontológicos e contamos com uma equipe altamente qualificada para te atender da melhor maneira.

Invista na sua saúde bucal, faça um plano dentário conosco. Temos planos para você e sua empresa. E você que é servidor, nós também temos planos feitos para você.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp