Você sabe como funciona o tratamento de canal? A má higienização bucal pode acarretar diversos problemas para a saúde de um modo geral.

Uma simples cárie não tratada, poderá evoluir para um tratamento mais radical que seria um tratamento endodôntico, que consiste no tratamento dos canais dentários.

É muito comum ver adultos e idosos precisando fazer tratamentos dentários justamente por conta desse descaso com a saúde bucal.

O que é canal dentário
Fonte: Envato

Mas você sabe o que leva a pessoa a ter que passar por este procedimento e o que é feito nele? Vamos tentar explicar neste artigo um pouco sobre o assunto.

Veja como funciona o tratamento de canal

Em sua maioria, o tratamento de canal é realizado em casos em que a pessoa apresentou cáries muito profundas e não as tratou a tempo.

Quando um dentista realiza este tratamento, ele trabalha na desinfecção do local, com um saneamento do canal e na remoção de uma polpa viva ou talvez até necrosada, instrumentação das paredes do canal, para uma posterior obturação do mesmo.

A polpa consiste em um tecido mole que se estende por todas as extremidades do dente, da dentina até a sua raiz, e nela estão presentes nervos e vasos sanguíneos, além de células do conjuntivo, fibras. A polpa dentária é a responsável pela vitalidade dos elementos dentários.

Por isso, quando ocorre inflamação na polpa, normalmente o paciente é acometido por um grande desconforto e dor intensa. Dessa forma, o tratamento de canal é um procedimento imediatamente recomendado, a fim de que seja aliviada a dor.

Entenda mais sobre o tratamento de canal dentário
Fonte: Envato

A dor poderá ser tanta, que a mesma poderá se estender por todo o rosto e causar também um latejamento, inchaço da face e até mesmo presença de abscesso. Por isso, fique atento a estes sintomas, pois pode ser que você precise passar por um tratamento de canal.

O recomendado é que se procure um dentista para que o mesmo possa fazer um diagnóstico preciso, podendo indicar o melhor tratamento possível.

Sendo assim, não perca tempo e vá em um especialista (Endodontista). Ao procurar o seu dentista, você poderá dizer todos os sintomas que está apresentando.

Com isso, o profissional irá fazer um exame clínico e solicitar exames de imagens conforme a necessidade. Dessa forma, ele chegará a um diagnóstico para tratar o seu problema.

Vale ressaltar que não basta procurar o dentista apenas quando estiver com problemas bucais mais severos.

Veja como funciona o tratamento de canal dentário
Fonte: Envato

É fundamental manter uma rotina de visitas ao profissional (6/6 meses) justamente para que ele possa estar sempre cuidando de sua saúde bucal e para ajudar a impedir, de maneira rápida e de uma forma preventiva, que você seja acometido por outros futuros problemas bucais.

O procedimento não costuma ser muito doloroso, mas esta questão varia de acordo com a situação. Se o seu problema dentário estiver em estágio muito avançado, a anestesia pode não ser muito eficaz, o que torna o procedimento bem doloroso.

O procedimento é caracterizado pela retirada de toda a polpa inflamada e pela sua troca por um material adequado que ajudará a reconstruir as estruturas do dente. Todo este processo é feito com o paciente sendo submetido a uma anestesia local.

Com o tratamento feito, o paciente contará com um dente totalmente saudável. Mas vale destacar que isso não deve impedir sua ida ao dentista, pois problemas como cárie e tártaro sempre podem voltar caso a pessoa não mantenha uma boa higiene bucal.

Entenda o que é exodontia e tratamento de canal
Fonte: Envato

Por isso, mantenha-se sempre consultando o seu dentista, para que ele possa lhe ajudar a manter o seu dente saudável e livre de bactérias, que são as causadoras de problemas muito comuns como a cárie.

Para te ajudar a manter contato com o dentista, conte com o auxílio de uma empresa de planos dentários como a PrimaVida Dental.

Nós oferecemos planos com tratamentos para diversos procedimentos de urgência odontológica, como: cirurgias odontológicas, restaurações em material estético, tratamento de canais, tratamento de gengivas, radiografias, próteses, entre outros tratamentos.

Nosso time é formado por profissionais competentes e especializados na área odontológica, que lhe oferecerão um atendimento personalizado em diversas áreas de atuação.

Além disso, nós temos planos dentários especiais para servidores públicos, pessoas físicas e empresas.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Open chat