O que é a restauração dentária? Para que serve esse procedimento, e como ele é feito? Saber as respostas para essas perguntas pode ser muito útil se você precisar de uma restauração no futuro.

Por isso, neste artigo, vamos explicar tudo que você deve saber sobre o assunto. Continue com a leitura para aprender!

Entenda o que é a restauração dentária
Fonte: Envato

Entenda o que é a restauração dentária e para que ela serve

O procedimento odontológico que conhecemos como restauração dentária também pode ser chamado de obturação dental. Sua função é restaurar o elemento dentário.

A importância da restauração dentária se deve ao papel fundamental dos dentes na manutenção da saúde do corpo. Os dentes garantem a mastigação, que é o primeiro passo para que a comida chegue ao sistema digestório da maneira correta.

Por isso, ter dentes danificados pode ser prejudicial para o seu organismo.

O que são Tártaros?
Fonte: Envato

É aí que entra a necessidade de uma restauração. Os dentes são partes do corpo de alta fragilidade, e suas estruturas podem ser danificadas por fatores internos e por fatores externos.

Existem muitas situações nas quais é possível perder uma parte de um dente ou até um dente inteiro. Por exemplo, se uma pessoa tem uma cárie e não tem acesso ao tratamento, ela pode acabar tendo que tratar o canal do mesmo, ou até mesmo perder o mesmo

Mas como se faz uma restauração dentária? O procedimento de uma restauração dentária

O profissional começa avaliando a região afetada. Às vezes, em casos de cárie, é preciso remover a parte atingida do dente. Então, realiza-se uma limpeza para evitar a formação de outras cáries no futuro. Esse também é o momento de fechar espaços onde bactérias poderiam entrar. 

A segunda etapa é o preenchimento da cavidade em si. Isso pode ser feito com diversos materiais diferentes, como amálgama, resina e ionômero de vidro são os mais comuns. O preenchimento é normalmente realizado em uma sessão e não costuma ser doloroso.

Entenda mais sobre periodontite
Fonte: Envato

Quais cuidados se deve tomar após uma restauração dentária?

Como na maioria dos procedimentos médicos, a recuperação de uma restauração dentária é tão importante quanto o procedimento em si. Imediatamente após o processo, é possível sentir uma sensibilidade no local do dente por algumas horas ou um ou dois dias.

Mas é uma situação rara, na maioria das vezes o paciente não sente nada. Em caso de sensibilidade, no entanto, o ideal é mastigar alimentos de forma leve e vagarosa.

Veja como funciona o tratamento de canal dentário
Fonte: Envato

Também é uma boa ideia evitar alimentos com uma textura grudenta ou pegajosa, pelo menos nos primeiros dias após a operação. Alimentos muito duros também não são uma boa escolha, pois a pressão pode agravar a sensibilidade do dente.

Esses cuidados são apenas temporários. A longo prazo, o paciente poderá comer todos os tipos de alimentos normalmente, já que a restauração terá a mesma função de um dente comum.

Faça uma restauração dentária com a ajuda de um plano odontológico

Agora que você já sabe o que é a restauração dentária e como ela funciona, é interessante pensar em como você realizaria esse procedimento se precisasse dele. E um bom recurso para contar em situações assim é um plano odontológico.

É possível obter planos de alta qualidade com empresas confiáveis e qualificadas, como, por exemplo, a PrimaVida Dental. Entre em contato através do site para saber mais!

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp