Principais dúvidas sobre saúde bucal

A saúde bucal é um fator essencial para garantir o bem-estar e a autoestima. Além de afetar significativamente na aparência, contribuindo ou prejudicando a autoimagem, a saúde da boca também pode ter efeitos graves no resto do corpo, como, por exemplo, no sistema digestório.

Por conta disso, é crucial saber mais sobre ela. Assim, neste artigo, separamos as principais dúvidas sobre saúde bucal. Vamos respondê-las e ajudar você a entender mais sobre o assunto. Continue com a leitura para aprender!

Principais dúvidas sobre saúde bucal
Fonte: Freepik

Descubra as respostas para as principais dúvidas sobre saúde bucal

Há muitas dúvidas e desconhecimento com relação a cuidados dentais e à saúde bucal como um todo. No entanto, conhecimento é poder, e, para cuidar melhor da sua boca e dos seus dentes, é importante encontrar as respostas para essas perguntas.

A seguir, então, vamos responder algumas das principais dúvidas relacionadas à saúde dos dentes e da boca. Confira!

Qual é a melhor forma de higienizar os dentes?

O ideal é higienizar os dentes pelo menos três vezes ao dia, e sempre após as refeições. Você deve fazer a escovação com uma escova de dentes em bom estado, sem as cerdas estarem desgastadas, e com um creme dental que contenha flúor. É importante ficar atento para fazer movimentos suaves, para não agredir o esmalte dos dentes ou as gengivas.

A higienização não termina após escovar os dentes. Depois disso, ainda é necessário usar o fio dental para retirar os restos de comida e sujeira que a escova de dentes não consegue remover.

Higienização bucal com fio dental
Fonte: Freepik

Qual é a principal causa da cárie?

A cárie é causada pela placa bacteriana. A placa bacteriana é o acúmulo de bactérias na boca. Essas bactérias se alimentam de restos de comida e sujeira que se acumulam nos dentes sem a higienização correta, e, com o tempo, podem começar a danificar o esmalte dental e até a estrutura dos dentes em si. Isso gera a cárie, que, se não for tratada, pode resultar na perda do dente.

Como prevenir as cáries
Fonte: Freepik

Existem alimentos que escurecem os dentes?

Sim. Alimentos altamente pigmentados, como café ou vinho, podem alterar a coloração dos dentes se consumidos com frequência e em excesso. O resultado são dentes mais escuros ou uma coloração mais amarelada.

Café pode, sim, escurecer os dentes
Fonte: Pexels

O que gera o mau hálito?

O mau hálito é gerado pelo acúmulo de bactérias na boca. Esse acúmulo de bactérias, por sua vez, ocorre pela falta de higienização apropriada. Assim, para evitar o mau hálito, é crucial garantir a escovação correta dos dentes, bem como o uso constante do fio dental.

É preciso escovar a língua?

Sim. Um erro muito comum que as pessoas cometem é achar que a escovação deve ser feita só nos dentes. Na verdade, é importante escovar a língua para evitar o acúmulo de bactérias em sua superfície, o que pode ser prejudicial para os dentes e estimular o mau hálito na boca. Basta escovar com o creme dental de forma delicada algumas vezes durante a higienização para evitar esse cenário.

Escovar a língua também é fundamental
Fonte: Envato

Com que frequência é preciso ir ao dentista?

Essa é uma das principais dúvidas sobre saúde bucal que podemos citar. Isso porque muitas pessoas acham que ir ao dentista só é necessário em caso de emergência.

Na realidade, o ideal é ir de seis em seis meses ou pelo menos uma vez por ano, mesmo que seja para fazer visitas de rotina, sem nenhum problema aparente. Dessa forma, a manutenção da saúde bucal fica mais fácil.

Mas é claro que ir ao dentista com frequência, muitas vezes, é um luxo com o qual as pessoas não podem arcar. Por isso, é uma boa ideia investir em uma empresa de plano dentário com uma empresa confiável para cuidar melhor da sua saúde bucal.

A PrimaVida Dental, por exemplo, é uma ótima opção. Contamos com planos odontológicos para servidores públicos, empresas e pessoas físicas. Entre em contato através do site para saber mais!

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp