Você já ouviu falar do termo exodontia? Essa palavra se refere a um tipo de procedimento odontológico que, em certos casos, pode ser fundamental para a manutenção da saúde bucal.

Mas que casos são esses? Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não se preocupe. Neste artigo, vamos explicar o que é exodontia e para que ela serve. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

O que é Exodontia
Fonte: Envato

Entenda o que é exodontia e para que ela serve

É muito provável que você já tenha ouvido falar da exodontia em contextos de medo e ansiedade do consultório dentário. Isso porque ela é um dos procedimentos odontológicos mais temidos, e também um dos mais antigos. Trata-se do ramo da odontologia que trata da extração dos dentes.

Essa possibilidade provoca altos níveis de nervosismo entre muitos pacientes. Afinal, é o estereótipo da história de terror de uma ida ao dentista.

Vença o medo de dentista
Fonte: Envato

A perspectiva de ter os dentes arrancados pode parecer aterrorizante, e o medo dessa fantasia, na prática, faz com que muitos pacientes evitem receber os cuidados dos quais precisam.

A verdade é que a exodontia está longe de ser uma forma de sadismo ou tortura. Na verdade, é uma remoção cirúrgica que, como qualquer outro procedimento médico, só deve ser feito em casos muito específicos, e nem sempre da mesma maneira.

A seguir, então, vamos entender um pouco mais sobre os diferentes tipos de exodontia.

Exodontia de raiz

Procedimento no qual se realiza a remoção de resquícios de raízes. Esses resquícios podem estar presos no tecido gengival ou no tecido ósseo.

Entenda o que é exodontia
Fonte: Envato

Exodontia simples

Como o próprio nome já diz, esse é o tipo de exodontia mais simples e também o mais comum. É o processo de extração de dentes que, embora nascidos normalmente, estejam comprometidos de uma maneira ou outra (na maioria das vezes, por conta de cáries que afetam suas estruturas). Além disso, ele também é usado para remover dentes de leite.

Exodontia de dente incluso, semi-incluso ou impactado

Esse é o processo de extração de um dente que tem alguma dificuldade em nascer, seja pelo motivo que for. Assim, ele é removido para não gerar problemas para o restante da arcada dentária e não prejudicar o funcionamento da boca.

Entenda como funciona a extração de dentes
Fonte: Envato

Como lidar com a ansiedade da exodontia

Diante do que já foi dito, fica claro que a extração de dentes é um procedimento médico sério que só é realizado tendo em mente o bem-estar do paciente.

Mas isso não nega o nervosismo e a ansiedade que a perspectiva de passar por esse procedimento pode proporcionar. Como, então, lidar com o medo da exodontia?

Consulta mensal com dentistas com auxílio de um plano odontológico da PrimaVida
Fonte: Envato

Em primeiro lugar, saber mais sobre o procedimento e como ele funciona pode ser de grande ajuda. É importante saber, por exemplo, que exodontia não causa dor, pois a extração é realizada sob anestesia local.

Há apenas uma leve pressão por conta das fibras proprioceptivas dos nervos, mas a extração em si não traz dor alguma.

Também é uma boa ideia ser sincero com o profissional e falar sobre as suas angústias antes do procedimento. Dessa forma, o paciente pode receber apoio de um especialista no assunto.

Realize a exodontia e outros procedimentos com a ajuda de um plano odontológico

Agora que você já sabe o que é exodontia e para que serve, se precisar desse tipo de procedimento, é importante saber que uma empresa de plano odontológico pode ajudar muito neste tipo de situação.

Assim, obter um de uma empresa confiável, como a PrimaVida Dental, por exemplo, é uma boa ideia. Nossa empresa conta com planos odontológicos com ótimos preços e que cobrem as necessidades da sua empresa ou de você, individualmente.

Quer saber mais? Então visite o site para entrar em contato com a empresa!

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp