Escovar os dentes da forma correta é fundamental para garantir, não apenas a boa aparência dos mesmos, mas também a saúde da boca como um todo.

No entanto, mesmo que você esteja escovando os seus dentes com a frequência adequada, é possível que a sua limpeza não esteja sendo tão completa quanto poderia ser.

Escove os dentes após as refeições
Fonte: Envato

A maioria das pessoas realiza suas escovações diárias de maneira muito displicente, o que pode diminuir a eficiência do procedimento. Por isso, neste artigo, vamos explicar como escovar os dentes da forma correta. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

Entenda como escovar os dentes da forma correta com essas dicas

Em primeiro lugar, é preciso estabelecer qual é a frequência ideal para escovar os dentes todos os dias. Muitas pessoas cometem o erro de achar que só precisam escovar os dentes uma vez, seja ao acordar ou antes de dormir.

Na verdade, o ideal é escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia. A escovação deve ocorrer sempre após as refeições, para evitar o acúmulo de restos de comida entre os dentes, o que favorece a proliferação de cáries dentárias.

Escovar a língua também é fundamental
Fonte: Envato

Depois disso, é necessário garantir que você está escovando os dentes com os instrumentos adequados. Então comece respondendo à essa pergunta: Há quanto tempo você tem a mesma escova de dentes?

Se você precisar pensar muito para responder, é hora de trocar por uma nova. Isso porque a escova de dentes deve ser trocada de três em três meses, quando ela se torna desgastada e menos eficiente.

Também é fundamental atentar para o creme dental usado na escovação. Uma boa ideia é pedir uma recomendação para um dentista para escolher o melhor produto para você.

Como escovar os dentes da forma correta
Fonte: Freepik

Mas, se tiver que escolher por conta própria, garanta pelo menos que o creme escolhido contenha flúor, substância crucial para a higienização dos dentes.

O próximo passo é prestar atenção na escovação em si. É muito comum cometer o erro de achar que escovar com força ajuda na limpeza bucal.

Na verdade, movimentos agressivos podem danificar os dentes e gerar problemas na gengiva. Procure, então, dar preferência a movimentos suaves. Percorra toda a superfície da boca com pouca pressão, fazendo movimentos para frente e para trás.

Um ponto importante que muitas pessoas ignoram é a escovação da língua. Afinal, a boca não é composta apenas pelos dentes, e, portanto, estes não são os únicos locais onde as bactérias podem se proliferar.

A falta de limpeza da língua favorece o mau hálito e o desenvolvimento de enfermidades bucais. Sendo assim, não se esqueça de escovar a língua quando estiver escovando os dentes, sempre seguindo o padrão de movimentos suaves.

Escovação ideal dos dentes
Fonte: Envato

Depois de escovar os dentes, o ideal é dar prosseguimento à limpeza com o uso do fio dental. O fio dental é muito importante para capturar as sujeiras que escapam à escova. Para usá-lo, posicione-o entre os dedos e mova-o em formato de “C” entre os dentes.

Finalmente, depois de terminar de usar o fio dental, enxágue a boca com água para eliminar qualquer resíduo que tenha se soltado.

Cuide melhor dos seus dentes com a ajuda da PrimaVida

Agora que você já sabe como escovar os dentes da forma correta, é hora de garantir um tratamento dentário eficiente para você sempre que for necessário. E isso só pode ser feito com a ajuda de uma empresa de plano odontológico.

A PrimaVida Dental é uma empresa que tem opções de planos preparadas para ajudar você. Contando com uma Central de Atendimento personalizada, a PrimaVida pode auxiliar você no que for preciso para cuidar melhor dos seus dentes.

Além disso, oferecemos planos odontológicos para servidores públicos e para a sua empresa.

E aí, quer saber mais? Então entre em contato com a empresa através do site!

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp