Você já se sentiu com mau hálito? É comum que sua boca sangre ao escovar os dentes? Esses sintomas podem indicar que você está com Periodontite, uma fase mais avançada da Gengivite.

Mas o que é, de fato, a Periodontite? Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas e questionamentos.

O que é Periodontite
Fonte: Envato

O que é Periodontite?

Se na primeira fase da doença (Gengivite) são apresentados sintomas como vermelhidão na gengiva e sangramentos constantes ao escovar os dentes, a Periodontite pode ser resumida nos mesmos sintomas acrescidos de problemas mais graves como o comprometimento nos tecidos de suporte como a parte óssea, ligamento periodontal podendo até levar a perda de dentes.

A transição de Gengivite para Periodontite acontece quando não há o tratamento preventivo ideal para a gengiva inflamada. O descaso com a saúde bucal que ocasiona o não tratamento do problema inicial faz com que os danos se estendam para o chamado periodonto (tecido situado ao redor dos dentes). Por isso recebe este nome.

Entenda mais sobre periodontite
Fonte: Envato

Mas os problemas causados por essa doença não se limitam à sua boca. As bactérias responsáveis pela inflamação nas gengivas (gengivite) e pela periodontite (inflamação dos tecidos de suporte que ficam ao redor dos dentes) podem circular pela corrente sanguínea do paciente e gerar problemas fatais à sua saúde como infarto.

As consequências geradas pela perda dos dentes também podem resultar em problemas estomacais e intestinais, já que a mastigação fica prejudicada pela pouca quantidade de dentes. Além disso, é importante ressaltar que a mastigação correta é fundamental para o bom funcionamento de todo o sistema digestivo.

Como podemos prevenir?

A melhor maneira de prevenir doenças como estas é marcar visitas regulares ao seu dentista, fazendo a limpeza bucal de 6 em 6 meses. Dessa forma, é possível também fazer diagnósticos precoces de possíveis doenças que possam afetar sua saúde bucal e receber orientações de como realizar uma correta higiene oral com o uso de pasta, escova e fio dental.

O paciente também precisa fazer sua parte e manter a saúde bucal sempre em dia com o objetivo de evitar a propagação de bactérias que possam gerar futuras infecções. A saúde bucal é essencial para manter um bom funcionamento de todos os órgãos presentes no sistema digestivo.

Escove os dentes após as refeições
Fonte: Envato

Como é feito o diagnóstico e tratamento?

No consultório, o dentista poderá avaliar de perto o estado das suas gengivas, o nível do sangramento, se já existe mobilidade dos dentes, bem como se há infecção e perguntará também a respeito dos sintomas que você apresenta.

Dessa forma, ele poderá dar um diagnóstico assertivo e encaminhará você para um profissional especializado, caso julgue necessário. Se necessário for, evitaremos com o tratamento o avanço da doença periodontal.

Tratamento para a Periodontite
Fonte: Envato

Normalmente, o tratamento da Periodontite é na base de enxaguantes bucais, anti-inflamatórios e antibióticos receitados pelo médico. Em casos mais graves, pode ser feita uma cirurgia para a limpeza completa da gengiva em áreas bem internas.

Faça parte da PrimaVida

Tendo em vista a importância de manter visitas regulares ao dentista, não perca a oportunidade de manter sua saúde bucal em dia com a mais completa rede exclusiva do estado do Rio de Janeiro de uma empresa de planos odontológicos.

Na PrimaVida, prezamos pela odontologia de excelência com o objetivo de elevar a autoestima dos nossos clientes focando na qualidade de vida e de seus dependentes, a um custo acessível para você, sua empresa e servidores públicos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Open chat