Entenda os motivos de usar fio dental após escovar os dentes

Para cuidar bem da sua saúde bucal, é fundamental higienizar os dentes regularmente. Mas isso não significa apenas escová-los, o fio dental é um elemento na rotina de higienização dentária tão importante quanto a escova e o creme dental. Por isso, é importante saber os motivos de usar fio dental.

Mesmo assim, muitas pessoas ainda ignoram a necessidade de seu uso. É nesse ponto que surge a questão: Por que usar o fio dental na hora de escovar os dentes?

Uso de fio dental após a escovação

Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não se preocupe. Neste artigo, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre a importância do fio dental para a higiene bucal. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

Entenda os motivos de usar fio dental após escovar os dentes

A maioria das pessoas entende que cuidar dos dentes e da saúde bucal é muito importante. Afinal, além de afetar a aparência e a autoestima, a saúde bucal é crucial para o funcionamento do sistema digestório, e, portanto, para a saúde do corpo como um todo. 

Por conta disso, todo mundo sabe que é necessário escovar os dentes. Mas muita gente ainda comete o erro de achar que o fio dental é um acessório dispensável, não tão importante quanto a escovação em si.

Na verdade, a escovação dos dentes e o uso do fio dental são complementares na hora da higienização da boca. Em outras palavras, um se torna menos eficiente sem o outro.

Higienização bucal com fio dental
Fonte: Freepik

Mas por que isso? Bem, o papel do fio dental na higienização bucal é realizar a limpeza que a escova de dentes não consegue fazer. Isso porque, mesmo depois de escovar os dentes com cuidado, muitos restos de comida ainda ficam entre os dentes, nos locais que a escova não alcança.

Esses restos podem se acumular, favorecendo a proliferação de bactérias e gerando cáries.

O fio dental é o responsável pela remoção desses restos de alimentos, pois ele pode realizar a limpeza nos espaços entre os dentes nos quais a escova não consegue mexer.

Com isso, além de dificultar a formação de cáries e da placa bacteriana, o fio dental ainda evita inflamações gengivais e o mau hálito, problemas de saúde bucal gerados pela má higienização da boca.

Relevância do uso de fio dental
Fonte: Freepik

Como usar o fio dental

Não basta saber o motivo de usar o fio dental na hora de escovar os dentes. Também é necessário saber como usá-lo da forma correta.

O ideal, para usar o fio dental, é enrolar em torno de 40 centímetros de fio nos dedos médios, deixando aproximadamente dez centímetros entre os dedos.

Depois, deslize o fio com cuidado nos espaços entre os dentes, fazendo um formato de “C”. Mas atenção: faça esse movimento com suavidade, para evitar ferimentos na gengiva.

Continue usando o fio dental
Fonte: Envato

Conforme você for passando pelos dentes, use novas partes do fio. Nunca force o fio dental contra a gengiva, pois essa é uma parte muito sensível da boca.

Finalmente, basta remover o fio do espaço entre os dentes de forma cuidadosa e jogar o fio dental usado fora. Faça isso sempre que escovar os dentes, imediatamente após a escovação.

Cuide melhor da saúde dos seus dentes com a PrimaVida

Agora que você já sabe porque usar o fio dental na hora de escovar os dentes e como usar o fio dental corretamente, é hora de tomar medidas práticas para melhorar os seus cuidados dentais.

Para fazer isso, o melhor é contar com uma empresa de plano odontológico confiável e qualificada. A PrimaVida Dental, por exemplo, é uma ótima opção para ajudar você a cuidar melhor da sua saúde bucal.

Motivos de usar fio dental
Fonte: Freepik

Temos serviços especiais para você e para a sua empresa. Nossa empresa também oferece planos odontológicos para servidores públicos.

E aí, quer saber mais? Então entre em contato com a empresa através do site!

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp