4 hábitos que prejudicam a sua saúde bucal

A saúde bucal é fundamental para o bem-estar e para a saúde do corpo como um todo. Além de afetar os dentes esteticamente, o que pode afetar a autoestima, a saúde da boca pode ser determinante para a mastigação dos alimentos, afetando no funcionamento do sistema digestório.

Sendo assim, é importante cuidar bem da sua boca e dos seus dentes. Mas você sabia que há hábitos que prejudicam a sua saúde bucal? Se você estiver fazendo alguma dessas coisas regularmente, escovar os dentes não será o bastante para evitar problemas.

Como escovar os dentes da forma correta
Fonte: Freepik

Por isso, neste artigo, vamos apresentar os 4 hábitos que você deve evitar para melhorar a sua saúde bucal. Continue com a leitura para descobrir que hábitos são esses!

Conheça os 4 hábitos que prejudicam a sua saúde bucal

Quando o assunto é a saúde bucal, muitas pessoas julgam que sabem o que fazer para cuidar dela. Afinal, basta escovar os dentes após as refeições, certo? Errado!

Embora a escovação regular dos dentes após as refeições seja um elemento de uma rotina bucal saudável, ela não é tudo que é necessário para manter a saúde dos seus dentes e da sua boca. E existem muitos hábitos comuns que podem gerar problemas graves de saúde bucal.

A vida últi da escovas de dente
Fonte: Envato

Não sabe que hábitos são esses? A seguir, vamos citar os principais deles. Confira!

Fumar

O tabagismo é extremamente prejudicial para a saúde. Mas não é só os seus pulmões que ele prejudica: A saúde bucal também pode ser danificada pelo consumo de cigarros. 

Em primeiro lugar, eles trazem um aspecto amarelado desagradável aos dentes. Mas, além disso, o tabagismo também pode gerar inflamações gengivais e doenças periodontais.

Tabagismo é totalmente prejudicial para a sua saúde
Fonte: Pexels

Finalmente, é um fator que pode contribuir para a geração de câncer na boca. Trata-se, portanto, de um vício que deve ser evitado ao máximo.

Passar longos períodos de jejum

Algumas pessoas têm o hábito de passar longos períodos de jejum, seja por alguma dieta específica ou por simplesmente não terem o hábito de fazer três refeições completas por dia. No entanto, especialistas alertam que isso pode ser prejudicial para a saúde bucal.

Isso porque, quando o corpo passa muito tempo sem consumir nenhum alimento, ele libera ácidos graxos. Esses ácidos não são bons para a saúde da boca e podem contribuir para o mau hálito. Assim, procure comer regularmente ao longo do dia, de três em três horas.

Roer as unhas

Roer as unhas é um hábito nervoso muito comum. Porém, ele pode ser péssimo para a saúde, pois há muitas bactérias e germes que se localizam na sujeira acumulada embaixo das unhas. Desse modo, quando você rói as unhas, está levando todos esses organismos perigosos para a boca.

Roer as unhas está entre os hábitos que prejudicam a sua saúde bucal
Fonte: Pexels

Passar longos períodos de tempo sem ir ao dentista

Muitas pessoas cometem o engano de achar que só é necessário ir ao dentista em casos de emergência. Na verdade, o ideal é ir pelo menos de três em três meses, para fazer inspeções de rotina.

Dessa maneira, é possível evitar problemas graves de saúde bucal, pois é mais fácil detectar riscos logo no início, eliminando rapidamente possíveis ameaças à boca e aos dentes.

Plano Odontológico Empresarial com a PrimaVida

Cuide da sua saúde bucal com a PrimaVida

Agora que você já conhece os principais hábitos que prejudicam a sua saúde bucal, é hora de dar prosseguimento no cuidado com os dentes e a sua boca. E uma boa forma de fazer isso é com um plano odontológico oferecido por uma empresa qualificada e confiável.

A PrimaVida Dental é uma ótima escolha, contando com uma Central de Atendimento personalizada que providencia atendimento exclusivo por Whatsapp para os beneficiários da OABRJ.

A empresa também oferece planos odontológicos especiais para pessoas físicas, servidores públicos e empresas. E aí, quer saber mais? Então entre em contato com a empresa através do site!

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp