Saber o papel do flúor na saúde bucal e mantê-la em dia é essencial para quem quer ter um sorriso lindo e saudável.

Para ajudar prevenção de doenças orais, são elaborados materiais específicos contendo substâncias que protegem as estruturas dos nossos dentes e gengivas.

Grande parte desse material contém uma substância chamada “Flúor”. Você sabe qual é a sua atuação na região bucal?

O papel do flúor na saúde bucal
Fonte: Envato

O papel do flúor na saúde bucal

O flúor pode ser caracterizado como um elemento químico representado pelo símbolo “F” , com o número atômico 9 de massa atómica de 19 u. Na tabela periódica, situa-se no grupo dos halogênios anteriormente denominado VIIA.

Sua utilidade consiste em diversos atributos, mas os mais comuns são auxiliar na luta contra as cáries e fortalecendo o esmalte dos dentes.

Pasta de dente ideal para a escovação deve conter flúor
Fonte: Freepik

Por conta de toda a sua relevância no que tange a saúde bucal, o flúor pode ser encontrado em quase todos os materiais de higiene oral e em alguns alimentos, além da própria água que bebemos.

Além de reduzir a incidência de cárie na população, o flúor repara a cárie antes mesmo que a ela se torne perceptível. Por isso, o flúor é considerado um ótimo mineral no combate à cárie e à saúde dos dentes em geral.

Como o flúor atua?

Isso porque o flúor fortalece o esmalte dos dentes e evita que os mesmos sofram com a perda dos minerais causada pela ingestão de alimentos ácidos, refrigerante, frutas ácidas e vinagre.

É interessante citar que, quando os dentes ganham fortalecimento mineral, estes ficam mais resistentes a quebras, trincas ou desgastes.

Dicas para deixar os dentes mais brancos
Fonte: Envato

O flúor atua de maneira sistêmica quando relacionado aos dentes em desenvolvimento em bebês e crianças. Neste caso, ele é responsável por substituir certos cristais presentes no esmalte por outros mais resistentes à deterioração.

Onde o flúor está presente?

Topicamente falando, o flúor está presente em quase todos cremes dentais e atua na parte externa do dente no ato da escovação. Os tratamentos ainda podem ser administrados em consultório com seu dentista de confiança.

Além de alimentos, água e em materiais de saúde bucal, o flúor está presente na nossa saliva, que contém um nível baixo do mineral. A saliva leva o flúor em sua composição por conta do consumo de água, produtos e alimentos com flúor.

A água que bebemos tem flúor
Fonte: Envato

Mas temos que ter cuidados com o excesso de flúor, que poderá resultar em uma fluorose dentária. Este problema se caracteriza pela mudança de coloração do esmalte dos dentes, com o aparecimento de manchas brancas nas superfícies dos mesmos.

Para tratar este problema, os cirurgiões dentistas podem recomendar uma técnica de microabrasão de esmalte com produto químico. A quantidade mais recomendada para a escovação dos dentes é em média pelo menos três vezes por dia após as refeições.

Manter essa rotina ajuda muito na prevenção de cáries e de doenças periodontais. Vale ressaltar que alimentos, chás e a nossa água encanada também contém índices dessa substância.

O Flúor está presente nas pastas de dente
Fonte: Envato

Conte com um plano odontológico

Manter consultas de 6 em 6 meses ao seu dentista é essencial para fazer uma análise clínica da sua cavidade bucal.

Se você está precisando consultar e ter acesso à dentistas especializados, nós, da PrimaVida Dental, te damos essa oportunidade por meio dos nossos planos dentários.

Nossa empresa de planos odontológicos conta com profissionais especialistas em odontologia e com planos odontológicos especiais para servidores públicos, pessoas físicas e empresas.

Valorize sua saúde bucal, faça parte da PrimaVida.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp