Você sabe o que é a halitose? Um problema que chega a ser desagradável à todos (quem sofre ou não) é a chamada halitose, popularmente conhecido como mau hálito.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) em dados de 2017, 40% da população mundial sofre com este transtorno, ou seja, quase metade do mundo. Contudo, mesmo assim poucas pessoas entendem a causa do mau hálito e como tratar.

Por que tenho mau hálito?
Fonte: Pexels

O que é a halitose?

O mau hálito pode ser causado por diversos problemas, sendo alguns deles: consumo excessivo de bebida alcoólica, hábitos alimentares, tabagismo, problemas na gengiva, diabetes, infecções, má higiene bucal e problemas gastrointestinais. São mais de 40 causas já descobertas pelos médicos.

Por mais que existam muitas causas dentro e fora da boca que levam ao mau hálito, em 90% dos casos a explicação está em problemas na própria saúde bucal. Grande parte desse número está relacionado à má higiene.

Por conta da dificuldade de achar uma causa única para o mau hálito, o ideal é que se mantenha visitas regulares ao dentista com o propósito de ter um diagnóstico assertivo para que se possa traçar métodos de tratamento adequados ao seu problema.

Vença o medo de dentista
Fonte: Envato

O cheiro ruim oriundo da má higiene bucal ocorre porque, ao não escovar os dentes, as bactérias presentes na sua boca fermentam as partículas de alimentos restantes da sua refeição. Por isso é sempre frisada a importância de manter uma escovação diária.

Dessa forma, o melhor a se fazer é escovar os dentes usando um creme dental contendo flúor com uma escova macia. Combinado a isso, é importante ressaltar o uso do fio dental para evitar que restos de alimentos fiquem nos dentes, evitando a proliferação de bactérias.

Escovar a língua e usar antisséptico bucal também são hábitos essenciais para dar fim às bactérias que causam a halitose.

Uso de fio dental após a escovação

Ter mau hálito de manhã também é problema?

Diferentemente da halitose, o bafo que temos quando acordamos é bem normal e é causado pelo baixo fluxo de saliva produzida enquanto dormimos. Além disso, o fato de estarmos em jejum enquanto dormimos também favorece para o despertar com o bafo.

É fundamental deixar claro que este bafo é normal quando acordamos. A partir do momento que você faz sua primeira refeição do dia, escova os dentes e mesmo assim ele continua na sua boca, esse é um sinal de que você está com halitose e já deixou de ser um quadro normal.

A vida últi da escovas de dente
Fonte: Envato

Modos de prevenção e tratamento

Existem métodos bem eficazes de prevenir o mau hálito. No entanto, é fundamental procurar um dentista para que ele possa identificar as causas exatas do seu problema, tendo em vista que existem muitas causas para a halitose.

A partir de um diagnóstico preciso, o mesmo profissional poderá fazer procedimentos no consultório para tratar o mau hálito, mas normalmente os procedimentos podem ser feitos pelo próprio paciente na sua rotina.

Como a maior causa de mau hálito é a má higiene bucal, a melhor forma de tratar casos de mau hálito é mantendo sua saúde bucal em dia com escovações no mínimo três vezes ao dia . A escovação correta incluindo dentes e língua, é ótima para tratar e prevenir a halitose.

Escove os dentes após as refeições
Fonte: Envato

Mudar hábitos alimentares também é essencial. Ingerir muita comida com alho, cebola, alimentos ácidos, além de refrigerantes e bebidas alcoólicas estão entre as principais causas do mau hálito. A partir do momento em que você abraça uma reeducação alimentar, seu quadro tende a melhorar.

Outra dica é consumir bastante água, hábito essencial no combate a halitose.

Quer manter sua saúde em dia? Faça uma parceria com uma empresa de plano odontológico com a PrimaVida. Contamos com profissionais especializados para te dar o melhor atendimento. Para você, servidor público, também temos planos especiais. Vem para a PrimaVida e invista na sua saúde bucal.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp