Você sabe o que são aftas? Já sentiu dor ou ficou incomodado com alguma lesão na sua boca? As aftas costumam ser altamente doloridas e, pelo menos uma vez na vida, já atingiu pessoas no mundo. Mas você sabe o que causa este problema? Veja mais neste artigo.

O que são aftas e como tratar?
Fonte: Envato

O que são aftas?

As aftas são pequenas úlceras rasas que aparecem de forma superficial na gengiva, língua e às vezes em outras partes do interior da boca. A afta ocorre, normalmente, a partir de uma ferida já existente na sua boca.

Entre os sintomas deste problema, podemos destacar: dor, sensação de ardor, vermelhidão excessiva no local e sensibilidade ao tocar. As causas ainda são debatidas, mas, popularmente, acredita-se que problemas estomacais e acidez na boca podem resultar nas aftas. Imunidade baixa também está na lista.

Tratamento de aftas
Fonte: Envato

Outras doenças também podem estar ligadas ao aparecimento de aftas, como o câncer e AIDS. Estresse, alterações hormonais, deficiência de vitamina B12, zinco e ferro também favorecem o aparecimento.

Vale destacar que as aftas podem ser classificadas em vários tipos diferentes, elas podem ser primárias, secundárias ou do tipo estomatite aftosa recorrente.

Diagnóstico das aftas

Normalmente, a afta pode ter seu diagnóstico de maneira fácil, já que é um problema bem único e fácil de perceber. No entanto, isso não descarta a necessidade de consultar um dentista para que ele possa ver as causas que levam ao aparecimento dessas lesões.

Dessa forma, é possível tratar de maneira correta, ao invés de apenas esperar passar. O dentista também pode indicar o uso de pomadas para uso local a fim de amenizar os sintomas, explicando o que são aftas.

Contudo, o melhor a se fazer para tratar e prevenir a afta é manter a higiene bucal em dia para evitar infecções que possam ser geradas pela proliferação de bactérias.

Diagnóstico de aftas
Fonte: Envato

Tratamentos

É importante deixar claro que fazer uso de medicamentos caseiros feitos por produtos naturais tendem a não dar sinal de melhora. O ideal é, após procurar um dentista, fazer uso de produtos antissépticos que são efetivos no combate às bactérias.

Bochecho com própolis também é uma forma de ajuda a amenizar os problemas causados pela afta. Se não tratadas de maneira correta, as aftas podem evoluir para problemas de saúde mais graves.

Dessa forma, elas podem se espalhar pelo esôfago, causando dificuldade para engolir e a sensação de comida presa na garganta.

Consulta mensal com dentistas com auxílio de um plano odontológico da PrimaVida
Fonte: Envato

Mantenha sua saúde bucal em dia com a PrimaVida

Com a PrimaVida, você tem contato com profissionais competentes na área odontológica, que lhe oferecerão um atendimento personalizado em diversas áreas de atuação.

Agora que você sabe o que são aftas, invista na sua saúde bucal e na saúde bucal de seus funcionários. Faça seu plano dentário conosco.

Se você é servidor público, nós temos planos dentários especiais para você, venha para a PrimaVida e invista na sua saúde bucal.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp