Que a escova de dentes é um instrumento essencial para manter a sua saúde bucal em alta, você já sabe. Mas o que acontece quando essa ferramenta não está mais cumprindo o papel desejado? E como saber quando é esse momento?

Em outras palavras: Quando substituir a escova de dentes? Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não se preocupe.

Quando trocar a escova de dentes?
Fonte: Envato

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o assunto para que você possa saber melhor qual é o momento de comprar uma escova de dentes nova. Continue com a leitura!

Entenda quando substituir a escova de dentes

A principal função da escova de dentes é evitar o acúmulo de sujeiras na boca. Isso porque, após as refeições, há muitos vestígios de comida que ficam entre os dentes e que podem proporcionar a proliferação de bactérias.

Se não forem devidamente removidas, essas bactérias podem resultar em cáries, gerando graves problemas de saúde bucal, que às vezes podem até terminar na perda de dentes.

O uso devido da escova de dentes, no entanto, evita esse cenário. Ela deve ser usada com cuidado e delicadeza, sem agredir os dentes ou a gengiva, sempre após as refeições.

Escova de dente ideal
Fonte: Freepik

Contudo, uma escova de dentes não dura para sempre. Na verdade, como outros objetos, ela se desgasta com o tempo. O resultado é que ela acaba se tornando menos eficiente, o que torna a limpeza dos dentes cada vez mais difícil.

Por conta disso, é importante trocar a escova de dentes antiga por uma nova com uma certa regularidade. Afinal, uma escova de dentes que já está desgastada não limpa os dentes da mesma forma que uma nova, o que aumenta o risco do desenvolvimento de cáries.

Mas quando é necessário substituir a sua escova de dentes? Existe uma frequência ideal, com um intervalo de tempo específico?

Dentista - Contato PrimaVida
Fonte: Envato

A recomendação de especialistas é trocar a escova de dentes de três em três meses. Isso porque, com o uso regular, esse normalmente é o tempo que leva para que as cerdas da escova comecem a ficar desgastadas, o que as torna menos eficientes para a limpeza dental.

Além disso, após esse período de tempo, bactérias podem proliferar na própria escova, tornando o seu uso anti-higiênico e prejudicial para a saúde dos dentes e da boca.

Sendo assim, é preciso prestar atenção ao estado da sua escova de dentes para saber quando é hora de substituí-la. Uma boa ideia é marcar no calendário quando você começar a usar uma escova de dentes nova. Dessa maneira, quando tiverem se passado três meses, você vai ter uma data exata para substituir essa escova.

A vida últi da escovas de dente
Fonte: Envato

Outra possibilidade é optar por um modelo de escova de dentes que evidencie esse desgaste de outras formas. Por exemplo, existem alguns modelos de escova que têm marcações nas cerdas, gerando uma mudança de cor conforme elas vão se desgastando. Assim, é visualmente perceptível quando está na hora de comprar uma escova de dentes nova.

Cuide melhor da sua saúde bucal com a ajuda da PrimaVida

Agora que você já sabe quando é necessário substituir a sua escova de dentes, é preciso prestar atenção também nos outros cuidados que você deve ter com a sua saúde bucal.

Para cuidar melhor da sua boca e dos seus dentes, não há opção melhor do que um plano odontológico, que pode ser obtido com empresas de alta qualidade, como, por exemplo, a PrimaVida Dental.

A PrimaVida é uma empresa de planos odontológicos que está preparada para ajudar você a manter a sua saúde bucal. Nós também oferecemos planos especiais para empresas, pessoas físicas e servidores públicos.

E aí, quer saber mais? Então entre em contato com a empresa através do site!

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp