Uma cárie é um problema sério de saúde bucal, que, se não for tratado da maneira correta, pode resultar até na perda do dente afetado. Mas como evitar esse tipo de problema? Em outras palavras, como prevenir as cáries?

Neste artigo, vamos ajudar você a encontrar a resposta para essa pergunta com dicas de cuidados que podem proteger melhor os seus dentes. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

Como prevenir as cáries
Fonte: Freepik

Descubra como prevenir as cáries com essas dicas simples

Em primeiro lugar, é preciso entender de onde vêm as cáries. Elas surgem por conta do acúmulo de bactérias na boca, gerado pela falta de higienização dos dentes. Esses restos alimentares e bactérias formam uma placa bacteriana que se adere à superfície dentária.

E a placa bacteriana pode gerar muitos danos à saúde bucal, mas um dos principais deles é que ela libera ácido que desmineraliza o esmalte dental. Isso danifica a estrutura do dente, gerando, então, as cáries.

Sendo assim, é possível observar que a falta de higienização bucal é a principal causa para a formação de cáries. Como, então, evitar este cenário? A seguir, vamos apresentar algumas dicas que podem ajudar você nesta tarefa. Confira!

Consultas com um plano odontológicos
Fonte: Envato

Troque a sua escova de dentes de três em três meses

Escovar os dentes regularmente é fundamental para prevenir as cáries. No entanto, para que a sua escovação seja eficiente, é necessário que a sua escova de dentes esteja em um bom estado.

Isso significa que é preciso trocar a escova de dentes com regularidade, de preferência, de três em três meses.

Isso porque, depois desse período de tempo, as cerdas da escova se tornam desgastadas, o que as tornam menos eficazes para retirar a sujeira da boca. Esse desgaste pode inclusive contribuir para o acúmulo de bactérias na própria escova, o que é ainda mais prejudicial.

Ferramentas para a higienização bucal
Fonte: Freepik

Não se esqueça de usar o fio dental

Na hora de higienizar os dentes, o fio dental é um recurso indispensável. Sua importância se deve ao fato de que ele consegue alcançar cantos da boca que a escova não alcança, eliminando, então, os vestígios de comida que escapam à escovação. Por isso, nunca se esqueça de usar o fio dental sempre que for escovar os dentes.

Uso de fio dental após a escovação
Fonte: Envato

Beba bastante água

A água também é um componente importante para a higiene bucal. Isso porque ela ajuda a manter o ph da boca e os níveis de salivação, o que contribui para uma eliminação mais rápida dos restos de comida e de sujeira. Sendo assim, procure beber bastante água ao longo do dia para ajudar na prevenção de cáries.

Evite cigarros

O tabagismo é um hábito muito prejudicial para a saúde bucal. O consumo da nicotina, além de deixar os dentes amarelados, também danifica as suas estruturas, tornando-os mais frágeis.

A consequência é que os dentes de um fumante, portanto, acabam se tornando mais vulneráveis à cárie. Desse modo, procure eliminar esse hábito da sua rotina aos poucos. O seu corpo vai agradecer.

Pare de fumar
Fonte: Envato

Vá ao dentista regularmente

Um dos maiores erros relacionados a cuidados dentários que uma pessoa pode cometer é ir ao dentista apenas em caso de emergência. Isso faz com que problemas que poderiam ser remediados com facilidade se agravem, o que pode ter consequências graves.

Por conta disso, procure fazer visitas de rotina ao dentista, de três em três meses. E, para fazer isso, nada melhor do que poder contar com uma empresa de plano dentário que garanta o acesso a profissionais qualificados e confiáveis.

A PrimaVida Dental, por exemplo, é uma empresa preparada para ajudar você cuidar da saúde e do bem-estar dos seus dentes e dos seus funcionários. E aí, quer saber mais? Então entre em contato com a empresa através do site!

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp