Entenda o que é restauração dentária

Quebrar um dente é uma situação muito desagradável, mas também é algo que muitas pessoas têm que encarar na vida. Trata-se de um dos procedimentos mais procurados em consultórios dentários.

Atualmente, no contexto da quarentena causada pelo coronavírus, o número de dentes quebrados no país aumentou. Por conta disso, muitas pessoas precisam de uma restauração.

Mas, afinal, o que é restauração dentária e quando você precisa fazer? Neste artigo, vamos buscar responder essa pergunta e ajudar você a entender mais sobre o assunto. Continue com a leitura para aprender!

Entenda o que é restauração dentária
Fonte: Envato

Entenda o que é restauração dentária e quando você precisa fazer

A restauração dentária é um tratamento recomendado em uma situação em que um dente é danificado estruturalmente. Assim, se uma pessoa quebra ou lasca um dente, é preciso fazer uma restauração para corrigir esse problema.

Isso porque um dente quebrado ou lascado não é apenas um incômodo estético. É verdade que essa situação pode ser altamente prejudicial para a autoestima, mas pode, também, causar danos para a saúde do indivíduo.

Afinal, os dentes têm uma função mastigatória que é fundamental para o bom funcionamento do sistema digestivo. Por isso, a restauração dentária é essencial para cuidar dessa questão.

Cuidados após a extração
Fonte: Envato

Os cenários no qual a restauração dentária é necessária podem ser resumidos a dois: Primeiro, quando um dente é danificado por conta da ação de cáries ou problemas de saúde bucal.

Em muitos desses casos, o dente deteriorado é retirado com o uso de brocas, o que danifica a estrutura em si, o que pode gerar infiltração de bactérias e mais danos à arcada dentária. Sendo assim, a reconstrução se faz necessária.

O segundo cenário é no caso de algum acidente ou fratura que danifique a estrutura do dente. Essa situação é muito comum em crianças, que, em meio a uma brincadeira, podem acabar quebrando ou lascando um dente permanente. Desse modo, é preciso o tratamento para restaurar a funcionalidade e a estética do dente afetado.

Como funciona o processo de restauração dentária

Uma restauração dentária pode ser feita com diversos materiais. Os mais comuns são resina composta ou porcelana, mas outras opções, como amálgama e ouro, também existem.

O procedimento em si depende do estado do dente danificado. Em casos de cáries, o primeiro passo é a remoção da parte deteriorada, que é seguida pela limpeza da área em questão. Depois, o dentista preenche a cavidade.

Entenda mais sobre o tratamento de canal dentário
Fonte: Envato

Já no caso de uma fratura ou perda de uma parte do dente, o que vai acontecer é que o dentista vai usar o material selecionado para preencher a falha e retornar o dente à aparência normal. Se for necessário criar uma peça maior, o dentista tira um molde da boca e confecciona a peça com a ajuda de um laboratório.

A ideia é que o resultado final seja, de forma geral, impossível de distinguir de um dente não-restaurado. Por conta disso, os materiais são bastante duráveis, e uma restauração bem feita, com os devidos cuidados, pode durar anos.

No entanto, é importante que o paciente tome cuidado com a sua higiene bucal, principalmente em casos de restauração feita com resina, onde o material pode mudar de cor com o passar do tempo. Por isso é importante saber o que é restauração dentária.

Dicas de Higiene Bucal
Fonte: Envato

Faça uma restauração dentária segura com a ajuda de um plano odontológico

Agora que você já sabe o que é restauração dentária e quando você precisa fazer, é hora de tomar passos práticos para cuidar melhor da sua saúde bucal.

E uma das principais coisas que você pode fazer para isso é procurar uma empresa de plano odontológico. A PrimaVida Dental é uma ótima escolha para você e sua empresa. E aí, quer saber mais? Então entre em contato com a empresa através do site!

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp