5 fatores que podem resultar na perda de dentes

Existem inúmeros fatores que podem resultar na perda de dentes. A preservação da saúde bucal começa pela prevenção. No entanto, uma parte significativa da prevenção é ter conhecimento dos possíveis problemas que podem prejudicar a saúde da sua boca.

E um dos efeitos mais devastadores desses danos é a perda de dentes. Isso não afeta apenas a estética do seu sorriso, como também a sua capacidade de mastigação, fundamental para o funcionamento do sistema digestivo.

Assim, para ajudar você a evitar essa situação a todo custo, separamos neste artigo, uma lista de 5 fatores que podem resultar na perda de dentes. Continue com a leitura para descobrir que coisas são essas!

5 fatores que podem resultar na perda de dentes
Fonte: Envato

Descubra 5 fatores que podem resultar na perda de dentes

Por mais assustadora que pareça, a perda de dentes, na maioria dos casos, é algo que pode ser prevenido. Boa parte dos problemas de saúde que levam a esse cenário podem ser tratados com facilidade se forem detectados em seus estágios iniciais.

Por conta disso, é fundamental saber que problemas são esses e quais são os seus sintomas. A seguir, então, vamos apresentar alguns fatores que podem gerar a perda de dentes. Confira!

Entenda como funciona a extração de dentes
Fonte: Envato

Cárie

A cárie é um problema de saúde bucal muito comum. Por causa disso, muitas pessoas falham em levá-la a sério e tratá-la assim que a percebem.

Agir assim é um erro grave. Em seus estados mais graves, a cárie danifica seriamente a estrutura do dente, o que pode resultar em tratamento de canal e às vezes até a  perda do elemento dentário.

Para evitar esse cenário, é preciso prevenir a cárie com uma rotina de higienização dentária efetiva e visitas regulares ao dentista. Isso evita a formação da placa bacteriana que se acumula na boca e estimula a formação de cáries.

Dente quebrado e o melhor tratamento para este problema
Fonte: Freepik

Periodontite

Também causada pela placa bacteriana, a periodontite é uma doença que atinge a gengiva, ossos e ligamentos. Ou seja, ela afeta diretamente o tecido responsável pela sustentação dos dentes. Como resultado, pode haver a perda de dentes, se não for tratada.

Para prevenir a periodontite, além de higienizar a boca regularmente, é importante prestar atenção para os sintomas iniciais. Inchaço, sangramento e vermelhidão excessiva na gengiva, pois são sinais preocupantes que devem motivar uma visita ao consultório odontológico.

Desse modo, a periodontite pode ser tratada com mais facilidade, ainda no início.

Vença o medo de dentista
Fonte: Envato

Diabetes

A diabetes gera um excesso de glicose que pode prejudicar a integridade dos dentes e das gengivas. O alto nível de glicose torna a boca mais propensa ao acúmulo de bactérias, o que resulta no inchaço e na vermelhidão das gengivas, potencializando o perigo da periodontite.

Sendo assim, é crucial equilibrar a produção da substância no sangue com auxílio de profissionais especializados.

Como prevenir as cáries
Fonte: Freepik

Drogas como cocaína e metanfetamina

Determinadas substâncias, como metanfetamina e cocaína, podem afetar a saúde da boca. Isso porque elas desencadeiam a liberação de ácidos no organismo. O resultado disso, às vezes, pode ser a perda de dentes. O mesmo pode ocorrer com alguns medicamentos usados no controle da pressão das artérias.

Tabagismo é totalmente prejudicial para a sua saúde
Fonte: Pexels

Poucas idas ao consultório odontológico

Ao falar de fatores que podem resultar na perda de dentes, é impossível não mencionar a atitude de ir raramente ao dentista, que é muito prejudicial para a saúde bucal.

Muitas pessoas ainda acreditam que só devem ir ao dentista em casos de extrema urgência. Isso faz com que pacientes com problemas facilmente tratáveis acabem adiando suas visitas até o ponto em que o problema evolui para algo muito mais sério.

Desse modo, procure ter uma rotina de visitas regulares ao consultório dentário. E é muito mais fácil estabelecer essa rotina com a ajuda de um plano odontológico. A PrimaVida Dental, por exemplo, é uma empresa de planos odontológicos que oferece ótimas opções para você. Visite o site para saber mais!

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp