A saúde da boca é fundamental para garantir a qualidade de vida de uma pessoa. Além de afetar a aparência e a autoestima, a saúde bucal contribui para o funcionamento do organismo como um todo, afetando sistemas como, por exemplo, o digestório.

Sendo assim, torna-se importante conhecer as doenças que podem afetar essa área para se prevenir da maneira adequada. Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é uma doença periodontal e como evitar esse tipo de problema. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

O que é uma doença periodontal
Fonte: Envato

Entenda o que é uma doença periodontal

Um dos maiores enganos que as pessoas cometem quando o assunto é saúde bucal é achar que os únicos locais que podem apresentar problemas são os dentes. Na verdade, a boca é composta por outras partes que também podem apresentar doenças graves.

A doença periodontal é uma delas. Ela afeta os tecidos que providenciam suporte e proteção para os dentes. Esses tecidos são a gengiva, o osso alveolar e o ligamento periodontal. Em conjunto, eles formam o periodonto.

Mas como essa doença funciona? Ela é causada pela placa bacteriana e tártaro acumulados. Essas bactérias se juntam aos restos de alimentos que ficam na boca após as refeições, podendo formar a placa bacteriana.

Veja como funciona o tratamento de canal dentário
Fonte: Envato

E o problema da placa bacteriana é que ela produz toxinas que contém ácidos, podendo gerar cáries nos dentes e/ou inflamações gengivais

Isso gera a gengivite, o primeiro estágio da doença periodontal. Alguns sintomas da gengivite são:

  • Mau hálito;
  • Pequenas feridas e pus na boca;
  • Gengivas inchadas;
  • Aumento da vermelhidão e da sensibilidade das gengivas;
  • Sangramento durante a escovação dos dentes.

O tratamento para a gengivite é simples e rápido: Basta limpar a placa bacteriana e remover os vestígios de tártaro. No entanto, se a doença não for tratada, ela pode evoluir e se tornar uma periodontite.

Esse é o segundo estágio da doença periodontal. Nele, a gengiva forma uma bolsa embaixo da margem gengival. Isso favorece o crescimento da placa bacteriana. Por conta desse avanço, o osso de apoio e as fibras responsáveis por segurar os dentes no lugar ficam danificados. Trata-se de um estágio mais grave da doença.

Se ainda assim o paciente não receber tratamento, o resultado será uma periodontite avançada. Nesse estágio, os ossos e as ligamentos dos dentes estão danificados de forma estrutural.

Dicas para evitar as cáries
Fonte: Envato

Assim, a mastigação do paciente e a sua forma de se comunicar podem ser prejudicadas. Isso porque os dentes danificados podem se tornar mais moles e até se movimentarem.

Se a periodontite avançada estiver muito grave, a única solução pode ser a extração dos dentes. Por isso, é crucial que o paciente receba o devido tratamento nos estágios iniciais da doença periodontal.

Como prevenir uma doença periodontal

A melhor forma de prevenir uma doença periodontal é com uma rotina de higienização bucal. Escovando os dentes e passando o fio dental após as refeições, por exemplo, você já reduz os riscos do acúmulo da placa bacteriana.

Continue usando o fio dental
Fonte: Envato

Mas, uma vez que você sabe o que é uma doença periodontal, é preciso também entender que a prevenção inclui visitas regulares ao consultório odontológico. Isso porque é crucial que qualquer problema seja observado pelo dentista ainda em seu estágio inicial, quando o tratamento é mais simples.

Para ter essa rotina de visitas regulares ao dentista, o ideal é contar com uma empresa de plano odontológico. A PrimaVida Dental, por exemplo, oferece diversas opções promissoras para ajudar você a cuidar da sua saúde bucal. Visite o site para obter mais informações!

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp