Tudo que você precisa saber sobre saúde bucal infantil

A saúde bucal infantil é tão importante como a dos adultos. Afinal, o hábito de cuidar bem dos dentes e da boca é algo que deve ser ensinado para as crianças desde pequenos. Dessa forma, elas podem crescer com a compreensão de que esses cuidados são fundamentais para o bem-estar do corpo humano.

No entanto, mesmo entre pais, não é incomum encontrar dúvidas sobre a saúde bucal infantil e sobre quais cuidados são apropriados para crianças.

Por isso, neste artigo, vamos falar um pouco sobre o assunto e explicar o que você precisa saber para cuidar bem da boca e dos dentes dos seus filhos. Continue com a leitura para saber mais!

Ida ao dentista na infância
Fonte: Envato

Entenda o que você precisa saber sobre a saúde bucal infantil

Nos seis primeiros meses de vida, os dentes de uma criança começam a nascer. Neste momento, o processo leva a criança a produzir mais baba, o que pode gerar irritação da pele na área ao redor da boca. Assim, é importante prestar atenção para manter o bebê seco. 

Além disso, é importante lembrar que o nascimento dos primeiros dentes pode ser desconfortável para o bebê. Mordedores gelados ou com textura são boas opções para aliviar a coceira e a dor.

Esse processo acompanha a criança até os três anos de idade, onde ela já deve apresentar uma dentição completa. Mas os cuidados com a saúde bucal infantil devem ter início assim que os primeiros dentes começarem a aparecer.

Saúde Bucal Infantil
Fonte: Envato

No início, a higienização deve ser feita pelos pais, que podem usar uma dedeira de silicone para fazer a limpeza. Umedeça o acessório e use uma pasta de dentes específica para crianças.

A limpeza deve ser feita com movimentos suaves, fazendo uma massagem leve nas gengivas. Essa limpeza também pode ser feita com uma escova de dentes infantil, com cerdas macias.

Depois dos dois anos de idade, é importante que a criança passe a usar o creme dental com flúor, para evitar a possibilidade de cáries. Nesta idade também é recomendável que a criança já consiga escovar os dentes sozinha.

Uma boa ideia para ensiná-la a fazer isso é supervisioná-la nas primeiras vezes, para garantir que ela está fazendo o processo de forma correta, e incentivá-la com músicas.

Escovar a língua também é fundamental
Fonte: Envato

Finalmente, é fundamental ensinar para a criança que a higienização dental e o cuidado com a saúde bucal não se resumem à escovação. Por isso, a partir da idade correta, é importante explicar a importância do fio dental na rotina de higiene e ensinar a criança a usá-lo da forma apropriada, sem agredir as gengivas.

Adicionalmente, é preciso ter cuidado com o consumo de alimentos açucarados: Eles não são nocivos em moderação, mas, especialmente para crianças, é necessário evitar exageros que podem facilitar a proliferação de bactérias e cáries.

Momento ideal para levar o seu filho ao dentista pela primeira vez

A primeira visita a um consultório dentário é um momento marcante na jornada de manutenção da saúde bucal infantil. Muitas crianças podem ter medo de dentista, o que prejudica futuros tratamentos.

Assim, o ideal é acostumar o seu filho a ir ao consultório dentário desde cedo, a partir de um ano de idade. Depois, pode-se estabelecer uma rotina de pelo menos uma visita por ano.

Para fazer isso, é uma boa ideia poder contar com o auxílio de uma empresa de plano odontológico oferecido por uma empresa confiável e qualificada. E a PrimaVida Dental, por exemplo, é uma ótima opção.

A PrimaVida tem o que é preciso para garantir o seu bem-estar dental e de todos os seus clientes. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo e visite o site para entrar em contato com a empresa!

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp