Você sabe como cuidar da higiene bucal? Cuidar dos dentes é fundamental para garantir o bem-estar. Afinal, ter dentes saudáveis é positivo para a sua autoestima e para a sua saúde, contribuindo para uma melhor mastigação e para um processo de digestão saudável.

Mas, para chegar nesse estado, é preciso investir em uma rotina de cuidados bucais dedicada e regular. Dentre esses cuidados, a higienização é um dos principais deles.

Por isso, neste artigo, vamos apresentar as 4 principais dicas de como cuidar da higiene bucal. Continue com a leitura para descobrir quais são elas!

4 principais dicas de como cuidar da higiene bucal
Fonte: Envato

Conheça as 4 principais dicas de como cuidar da higiene bucal

Cuidar da sua higiene bucal é uma tarefa mais complexa do que parece. Isso porque o cuidado dentário vai além de apenas escovar os dentes após as refeições. É preciso, também, adotar uma série de outras atitudes.

Felizmente, é possível aprender quais são essas atitudes e incorporá-las na sua rotina com facilidade. A seguir, então, vamos apresentar as principais dicas para cuidar da higiene da sua boca. Confira!

Escove os dentes após as refeições
Fonte: Envato

Não se esqueça de usar o fio dental

Muitas pessoas acham que basta usar a escova de dentes para fazer a higienização dos dentes após as refeições. Mas a verdade é que isso não é suficiente.

Embora faça uma ótima limpeza, a escova de dentes não dá conta de todos os vestígios de comida que ficam na boca depois de uma refeição. Há muitos restos de comida que acabam se acumulando em espaços entre os dentes, onde a escova não alcança.

Por isso, é fundamental incorporar o uso do fio dental na sua rotina de cuidados bucais. Isso porque é apenas com essa ferramenta de limpeza que os vestígios de alimentos que ficam no meio dos dentes podem ser eliminados, garantindo a higiene da boca.

Uso de fio dental após a escovação

Troque a escova de dentes regularmente

A escova de dentes não dura para sempre. Com o tempo e com uso diário, as cerdas dela podem se desgastar.

A consequência disso é que, depois de um determinado período de tempo, a escova passa a não ser tão eficaz na limpeza como antes.

Além disso, ela pode vir a acumular bactérias em sua superfície, que seriam trazidas para a boca durante a escovação. Sendo assim, o ideal é trocar de escova de dentes de três em três meses.

A vida últi da escovas de dente
Fonte: Envato

Não se esqueça de fazer a limpeza da língua

Uma coisa que muitas pessoas ignoram é a necessidade de escovar a língua. Isso porque, tal como os dentes, a língua também pode ser uma superfície de acúmulo de bactérias.

Isso causa a saburra bucal, uma camada de células e bactérias de cor amarelada ou branca que se acumula na língua, gerando o mau cheiro responsável pelo mau hálito.

Portanto, não se esqueça de fazer a limpeza da língua quando for escovar os dentes. Essa limpeza deve ser feita de forma cuidadosa, com movimentos de vai e vem.

Escovar a língua também é fundamental

Faça visitas ao dentista regularmente

Uma das principais dicas de como cuidar da higiene bucal que podemos citar é que o acompanhamento de um especialista é fundamental para a saúde da sua boca.

Sendo assim, evite ir ao dentista apenas em casos de emergência. Ao invés disso, procure estabelecer uma frequência de visitas regulares, indo ao consultório médico no mínimo uma vez por ano para uma inspeção.

Mantenha visitas ao dentista
Fonte: Envato

É claro que essa rotina de visitas se torna muito mais fácil com o auxílio de um recurso como um plano odontológico.

E, para obter um, o ideal é apostar em uma empresa confiável que apresente opções de qualidade, como a PrimaVida Dental, por exemplo. Quer saber mais? Então visite o site da empresa para obter mais informações!

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp