Como ter uma gengiva mais saudável

O que você pensa quando se fala em saúde bucal? Se você é como a maioria das pessoas, provavelmente respondeu “dentes”. Afinal, é muito comum achar que os cuidados com a saúde bucal se resumem aos cuidados com a higiene dentária.

No entanto, a gengiva é uma parte da boca tão importante quanto os dentes, e manter a sua saúde é essencial para o bem-estar. Mesmo assim, muitas pessoas ainda não sabem como cuidar bem de suas gengivas.

Se esse é o seu caso, não se preocupe: Neste artigo, vamos explicar como ter uma gengiva mais saudável e dar algumas dicas que vão ajudar você a cuidar melhor das suas. Continue com a leitura para aprender mais sobre o assunto!

Como manter a gengiva mais saudável
Fonte: Envato

Descubra como ter uma gengiva mais saudável com essas dicas simples

A gengiva, assim como os dentes e a língua, é um dos elementos que compõem o ambiente da boca. Como tal, ela é importante para a sua saúde oral e para a aparência do seu sorriso.

Diante disso, é importante se perguntar: Como ter uma gengiva mais saudável? E, para ajudar você a responder essa pergunta, vamos apresentar algumas dicas para cuidar melhor dessa parte da sua boca. Confira!

Missão e Valores da PrimaVida

Evite usar palitos de dente

Palitos de dente são objetos de uso muito comum no Brasil. Algumas pessoas têm o hábito de palitar os dentes imediatamente após as refeições. 

Porque esse ato às vezes ajuda a retirar os vestígios de comida do meio dos dentes, muitos o confundem como um passo legítimo da higienização dental.

Mas essa impressão não poderia estar mais errada. Usar palitos de dente pode prejudicar a sua gengiva. Isso porque, como este é um tecido muito sensível, não é difícil machucar a gengiva com um palito, o que pode gerar feridas e até sangramento.

Sendo assim, para remover vestígios de comida entre os dentes, dê preferência ao fio dental.

Relevância do uso de fio dental
Fonte: Freepik

Escova os dentes com movimentos suaves

Às vezes as pessoas confundem movimentos agressivos ao escovar os dentes com uma escovação mais completa, que deixa a boca mais limpa. No entanto, a realidade é que a força com que você escova os dentes não melhora o nível da higienização.

Ao contrário: Escovar os dentes de forma muito agressiva pode ser prejudicial para a saúde da sua boca. Isso porque esses movimentos brutos podem afetar a gengiva, uma parte muito sensível do corpo.

O resultado pode ser ferimentos, sangramentos e até infecções gengivais a longo prazo. Desse modo, procure escovar os dentes com movimentos suaves, que removam os vestígios de sujeira da boca com delicadeza.

Escovação ideal dos dentes
Fonte: Envato

Pare de fumar

Fumar é um péssimo hábito que pode ter consequências gravíssimas para a saúde do seu corpo. Uma delas é o enfraquecimento do sistema imune, o que favorece o desenvolvimento de problemas de gengiva como, por exemplo, a gengivite (termo médico para a inflamação da gengiva).

Esse enfraquecimento também dificulta o tratamento desses problemas, o que faz com que eles possam gerar danos profundos ao seu organismo.

Tabagismo é totalmente prejudicial para a sua saúde
Fonte: Pexels

Vá ao dentista regularmente

Se você quer saber como ter uma gengiva mais saudável, o melhor caminho é formar uma boa relação com um dentista no qual você confie e que você visite com frequência.

Essas visitas regulares, que devem ocorrer de seis em seis meses ou pelo menos uma vez por ano, permitem que qualquer problema seja detectado em sua forma inicial, o que permite que o tratamento seja realizado de maneira mais rápida e efetiva.

Para estabelecer uma frequência de visitas saudável ao consultório dentário, o ideal é contar com uma empresa de plano odontológico, como a PrimaVida Dental.

Nós contamos com planos odontológicos para pessoas físicas, empresas e servidores públicos. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo e visite o site para entrar em contato com a empresa!

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Open chat