Entenda porque escovar a língua é importante

Ao falar em saúde da boca, é natural que pensemos primeiro nos dentes. Isso porque a maioria das pessoas já está familiarizada com a ideia de que escovar os dentes após as refeições é necessário para manter a saúde bucal.

No entanto, os dentes não são as únicas partes da boca que precisam de uma limpeza regular. A língua também deve ser higienizada. Não sabe o motivo para isso? Então não se preocupe. Neste artigo, vamos explicar por que escovar a língua é importante para a sua saúde bucal. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

Entenda porque escovar a língua é importante
Fonte: Envato

Entenda porque escovar a língua é importante para a saúde da sua boca

Limpar a língua é tão importante quanto limpar os dentes. Mesmo assim, não é incomum, mesmo entre pessoas que se preocupam com a higienização bucal, esquecer da língua ou achar que ela não necessita de limpeza.

Na verdade, a língua acumula tantas bactérias quanto os dentes, por conta de sua superfície rugosa. Sendo assim, a falta de higienização dessa parte da boca pode ter efeitos indesejados.

Um deles é o mau hálito. Ele surge porque, quando a língua não é limpa regularmente, uma camada branca aparece sobre ela. Essa é a saburra, uma massa composta por células descamadas da boca, muco e bactérias. Essas substâncias provocam o mau cheiro, gerando um hálito desagradável.

Escovar a língua também é fundamental

Mas a presença do mau hálito não é o único problema que pode surgir com a falta de higienização da língua. Na verdade, esse hábito pode gerar danos significativos à saúde do paciente.

Isso porque a língua é um componente fundamental na produção de fluxo salivar. E o acúmulo de sujeira cria um ciclo em que essa camada de bactérias e muco só cresce, o que gera uma maior descamação do epitélio da mucosa bucal. O resultado é uma redução na produção de saliva da boca.

Esse efeito é muito prejudicial porque a saliva tem um papel muito importante na manutenção da saúde bucal. Ela umedece e protege a mucosa oral, podendo, inclusive, servir como uma barreira protetora para os dentes. Além disso, ela auxilia na mastigação dos alimentos, sendo crucial para o funcionamento do sistema digestório.

A vida últi da escovas de dente
Fonte: Envato

Por conta disso, uma redução no fluxo salivar é preocupante. Fica claro, então, que há a necessidade de garantir a limpeza da língua para evitar esse tipo de cenário. Mas como limpar a língua?

Descubra como fazer a higienização da língua corretamente

A limpeza da língua pode ser feita com a mesma frequência que a limpeza dos dentes. Isso significa que ela pode ser realizada sem problemas durante a escovação.

Para fazer a limpeza, basta usar a escova de dentes. Você pode fazer isso com o creme dental, mas não é necessário. Apenas faça movimentos de vai e vem sobre a superfície da língua.

Mas atenção: assim como as gengivas, a língua é um elemento sensível da boca. Sendo assim, a sua limpeza deve ser feita de forma delicada. Por isso, evite movimentos bruscos e fortes, dando preferência a uma higienização suave.

Assim como as gengivas, a língua é um elemento sensível da boca.

Cuide melhor dos seus dentes com a ajuda de um plano odontológico

Agora que você já sabe a importância de escovar a língua para a saúde da sua boca, é hora de tomar outros passos para cuidar ainda melhor da sua saúde bucal. E, para isso, o ideal é ter uma rotina regular de visitas ao dentista.

Por isso, vale a pena considerar a possibilidade de obter um plano odontológico para ajudar com os seus cuidados dentais. A PrimaVida Dental, por exemplo, oferece diversas opções promissoras para contribuir para esse processo. Visite o site para obter mais informações!

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp