O termo saúde bucal é muito associado aos dentes. E com razão: os dentes são partes importantes para o funcionamento do organismo humano, e cuidar deles é fundamental para garantir a saúde da boca.

Mas eles não são os únicos elementos que compõem a saúde bucal. As gengivas são tecidos cruciais para a proteção dos dentes e a aparência de qualquer sorriso.

Por isso, quando o assunto é higiene dentária, não se pode parar nos dentes. Assim, neste artigo, vamos apresentar as 5 principais dicas para cuidar melhor das gengivas. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!

5 principais dicas para cuidar melhor das gengivas
Fonte: Envato

Conheça as 5 principais dicas para cuidar melhor das gengivas

As gengivas são tecidos epiteliais que constituem parte da mucosa bucal. Elas cumprem a função de revestimentos dos ossos e sustentação dos dentes. Desse modo, trata-se de um tecido de proteção que deve ser preservado de acordo.

Por isso, é importante prestar atenção em como você cuida da sua gengiva e buscar formas de tratá-la melhor. A seguir, então, vamos apresentar algumas dicas para ajudar você nesta tarefa. Confira!

Dicas para manter os dentes brancos
Fonte: Pexels

Escolha bem a sua pasta de dente

Além da escova de dentes, o creme dental é uma ferramenta fundamental para a higienização da boca. Mesmo assim, muitas pessoas não prestam atenção na escolha de suas pastas de dentes.

Para cuidar melhor das gengivas, certifique-se de que a sua pasta de dente contém flúor, pois o mesmo fortalece os dentes, evitando com isso a formação de cáries.

Pasta de dente ideal para a escovação deve conter flúor
Fonte: Freepik

Não use palitos de dente

Muitas pessoas têm o hábito de usar palitos de dente para fazer a higienização após as refeições. No entanto, esse hábito pode ser altamente prejudicial para a gengiva

Para compreender a razão disso, é preciso entender que a gengiva é um tecido muito sensível e de superfície delicada.

Por isso, é fácil gerar pequenos ferimentos nela que podem evoluir para problemas mais graves. E o palito de dentes pode facilmente fazer essas pequenas lesões, podendo inclusive gerar sangramento local. Assim, é melhor evitar essa prática.

Cuidado com a saúde bucal na terceira idade
Fonte: Envato

Use o fio dental

Já que o palito de dente está fora de questão, é melhor optar por outra ferramenta para tirar os restos de comida que ficam nos espaços  interdentários, onde a escova de dentes não alcança. E a melhor opção para isso é o fio dental.

O uso do fio dental é crucial para a higienização da boca. Mesmo assim, se ele for usado de forma muito bruta, pode gerar ferimentos na gengiva. Assim, procure usá-lo de maneira cuidadosa, sempre prezando pela suavidade.

Higienização bucal com fio dental
Fonte: Freepik

Use um enxaguante bucal

Para ter uma higienização bucal ainda mais completa, vale a pena usar um enxaguante bucal. Dessa forma, você consegue se livrar das bactérias ainda mais efetivamente, complementando a ação da escova de dentes e do fio dental.

Isso é importante para evitar a placa bacteriana, que se forma por conta do acúmulo de vestígios de comida na boca juntamente com bactérias.

Saúde Bucal Infantil
Fonte: Envato

Visite o dentista com frequência

Muitas pessoas acham que ir ao dentista é algo que só deve acontecer em casos de emergência. Mas essa percepção não poderia estar mais errada.

Na verdade, uma das principais dicas para cuidar melhor das gengivas que podemos citar, é ir ao dentista regularmente. A frequência ideal é ir pelo menos uma vez ao ano para inspeções de rotina e até mesmo de preferência de 6 em 6 meses.

É claro que ter essa rotina de visitas é muito mais fácil se você pode contar com algum auxílio para o seu tratamento odontológico. E uma empresa de plano odontológico pode ser uma grande ajuda para melhorar a sua saúde bucal. A PrimaVida Dental, por exemplo, tem ótimas opções para você.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp