Um belo sorriso é um dos principais componentes para o que consideramos ser uma boa aparência. E ter uma boa aparência pode ajudar você não apenas em termos de autoestima, mas também para socializar e até ascender profissionalmente.

Por isso, dentes amarelados podem ser um problema frustrante de se lidar. Mas, se esse é o seu caso, não se preocupe, existem maneiras de contornar essa situação.

Neste artigo, então, vamos explicar como tratar dentes amarelados. Continue com a leitura para descobrir!

Entenda como tratar dentes amarelados

Entenda como tratar dentes amarelados com essas dicas simples

Em primeiro lugar, é importante saber o que gera a cor amarelada nos dentes. E a boa notícia é que o amarelado não é sintoma de nenhuma doença séria. Na verdade, ele pode ser gerado por diversos fatores diferentes.

Algumas das principais razões que levam ao amarelo nos dentes são:

  • Falta de higienização: Se a pessoa não tem o hábito de escovar os dentes após a refeição, uma placa bacteriana pode se formar na boca. Isso ataca o esmalte dos dentes, o que revela uma camada interna mais amarelada.
  • Fumar: O alcatrão e a nicotina, presentes no cigarro, causam manchas no esmalte dos dentes. Assim, além de ser prejudicial a saúde, fumar pode afetar a aparência do seu sorriso.
  • Envelhecimento: Com o passar dos anos, é natural que o esmalte dos dentes se desgaste um pouco. Isso resulta em dentes amarelados.
  • Genética: Existem pessoas cujos dentes têm mais propensão para escurecer por conta de fatores genéticos.

Fica claro, então, que os dentes podem amarelar por uma variedade de motivos. Mas como tratar esse problema? A seguir, vamos apresentar algumas dicas. Confira!

Tratamento para a Periodontite
Fonte: Envato

Fazer clareamento convencional

Esse é um procedimento odontológico que busca clarear os dentes. Ele deve ser realizado apenas em um consultório médico, nas mãos de um profissional qualificado.

O clareamento convencional é um processo simples que pode ser realizado em uma ou duas consultas. Ele não gera nenhuma sensibilidade extra nos dentes.

Sorriso bonito de idosos
Fonte: Envato

Usar lentes de contato dentais

As lentes de contato dentais (também conhecidas como facetas dentárias) são lâminas em tons de branco que são “coladas” na superfície exterior dos dentes. Na prática, então, funcionam como uma espécie de capa, tal como lentes de contato coloridas para os olhos.

Fazer clareamento com laser

Essa é uma técnica de clareamento mais sofisticada do que o clareamento convencional. No entanto, ela também deve ser realizada apenas em ambientes especializados. Durante o processo, a luz fria concentrada do laser ativa substâncias químicas aplicadas nos dentes para o branqueamento.

Entenda o que é exodontia
Fonte: Envato

Peeling dental

Também conhecido como abrasão superficial, o peeling dental é um procedimento que consiste na aplicação de substâncias abrasivas nos dentes. Ela também inclui um polimento superficial que atua até que as alterações de cor desapareçam.

Trata-se de um tratamento que é mais indicado para pacientes que tiveram seus dentes afetados por fluorose ou ingestão de antibióticos na infância.

Polimento dental

Esse é o procedimento mais básico para gerar o branqueamento dos dentes, mas os resultados podem ser surpreendentes. O polimento remove manchas e evita o escurecimento.

Dicas para manter os dentes brancos
Fonte: Pexels

Cuide melhor dos seus dentes com a ajuda de um plano odontológico

Agora que você já sabe como tratar dentes amarelados, é hora de prosseguir para saber mais sobre como fornecer os melhores cuidados possíveis para os seus dentes. E a melhor maneira de fazer isso é com a ajuda de um plano odontológico. 

A PrimaVida Dental é uma empresa de planos odontológicos que oferece diversas opções promissoras para contribuir para esse processo. Com a PrimaVida, você poderá ter acesso a profissionais qualificados para realizar os mais diversos tratamentos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp