Entenda a importância da alimentação para a saúde bucal

Você sabe qual é a importância da alimentação para a saúde bucal? O termo saúde bucal invoca uma série de atitudes que tendemos a associar com: escovar os dentes regularmente, usar o fio dental, ir ao dentista, e muitos outros.

Mas, para garantir a saúde da sua boca, é preciso adotar uma postura preventiva que vai além dos cuidados de higienização dental.

Entenda a importância da alimentação para a saúde bucal
Fonte: Envato

Isso significa entender que os alimentos que você consome influenciam muito nesse quesito. Não sabe como? Não precisa se preocupar.

Neste artigo, vamos falar tudo que você precisa saber sobre a importância da alimentação para a saúde bucal. Continue com a leitura para aprender mais sobre o assunto!

Entenda a importância da alimentação para a saúde bucal

Que é preciso escovar os dentes após cada refeição, a maioria das pessoas já sabe. Mas você sabia que, mesmo com a escovação, os alimentos consumidos podem afetar a saúde da sua boca e da arcada dentária?

Uma parte dessa questão tem a ver com a estrutura das partes do corpo. Isso porque é através da alimentação que obtemos a maior parte dos nutrientes e minerais que constituem os tecidos do corpo, garantindo a sua sustentação e sua segurança.

Por causa disso, quando a alimentação não é adequada, esses tecidos podem ficar mais frágeis e vulneráveis. Por exemplo, consumir muito açúcar gera o risco de queda do pH da boca, o que, por sua vez, pode contribuir para a desmineralização do dente, aumentando o risco de cáries.

Relação entre alimentação saudável e saúde bucal
Fonte: Pexels

Mas os efeitos da alimentação na saúde bucal não param nos dentes. Um exemplo que prova isso é a relação da vitamina C com a manutenção da saúde das gengivas.

A vitamina C, substância presente em diversas frutas e vegetais, fortalece o colágeno, que compõe os ligamentos que sustentam os dentes. Desse modo, consumir mais vitamina C resulta em gengivas mais saudáveis e mais rosadas.

No entanto, é importante lembrar que, mesmo que a alimentação possa prejudicar a saúde bucal, ela também pode ser uma grande aliada na missão de manter a sua boca saudável.

Alimentação e saúde bucal
Fonte: Pexels

Existem alimentos que tem um efeito “limpante” na boca, ajudando a eliminar vestígios de outros alimentos nos dentes e na língua. Eles limpam a superfície dos dentes e ajudam na manutenção da imunidade. Alguns exemplos desses alimentos detergentes são: maçã, cenoura, pêra e laranja.

Finalmente, deve-se ressaltar que, em qualquer alimentação, o equilíbrio é o ponto crucial. Por isso, se você ama comer doces e chocolate, não precisa largar eles de vez para ter uma boca mais saudável.

Ao invés disso, procure consumir esses alimentos com moderação. Eles também devem ser balanceados com outros tipos de comida que sejam mais ricos em nutrientes e vitaminas. Dessa maneira, você pode cuidar da sua saúde sem abdicar do prazer de um brigadeiro de vez em quando.

Tratamento para a Periodontite
Fonte: Envato

Cuide melhor da saúde da sua boca com a ajuda de um plano odontológico

Diante de tudo isso, fica claro que não vale a pena subestimar a importância da alimentação para a saúde bucal. Mas, para descobrir qual é a melhor rotina de cuidados para a sua boca, o ideal é contar com a ajuda de um profissional especializado. E o acesso a esse tipo de consulta pode ser garantido com um plano odontológico.

A PrimaVida Dental, por exemplo, é uma empresa de planos odontológicos que oferece diversos planos que podem ajudar você a cuidar melhor da sua boca e dos seus dentes.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp