Você sabe quais são os reflexos da saúde bucal na saúde geral? Ter uma boa saúde oral é primordial para a harmonização da saúde geral do nosso corpo para que possamos viver com bem-estar.

Problemas de saúde gerados pela falta de cuidados com a cavidade bucal, podem ocasionar doenças na boca, em órgãos do sistema digestivo e até mesmo no coração, bem como infecções focais. Por isso, é fundamental cuidarmos da nossa saúde bucal.

Reflexos da saúde bucal na saúde geral
Fonte: Envato

Reflexos da saúde bucal na saúde geral

Saúde bucal: Claramente, o primeiro reflexo sentido pela falta de higiene bucal é na região da boca e face. Não se ater a uma rotina de higienização bucal pode fazer com que sejam desenvolvidos problemas de saúde como: gengivites, periodontites, cáries e infecções generalizadas, entre diversas outras doenças.

Essas enfermidades podem afetar a estrutura óssea, o que pode gerar a perda de dentes. Resumindo, o primeiro grande impacto da falta da higiene bucal é na própria região da boca com o aparecimento de doenças e problemas estéticos.

Materiais para higienizar o aparelho ortodôntico
Fonte: Envato

Impacto nos órgãos do sistema digestivo

A perda dos dentes é uma das principais consequências da falta de higiene bucal que atacam o sistema digestório.

Isso se deve pelo fato de que a boca também faz parte desse sistema com a ingestão de alimentos e trituração dos mesmos, que facilita o transporte e digestão da comida.

A perda dos dentes impacta o sistema digestivo, justamente no que tange ao processo de mastigação, essencial para uma boa digestão. Ingerir pedaços grandes de comida não mastigada obriga o estômago a realizar mais esforço para triturá-los.

Como perder o medo do dentista
Fonte: Pexels

Esse esforço pode acarretar em azia, má digestão e sonolência. Dessa forma, quanto mais você mastigar os alimentos, mais fácil será a digestão e absorção.

Problemas psicológicos também estão na lista

Outro ponto que também está refém do reflexo da falta de higienização bucal é a parte psicológica do indivíduo.

Neste aspecto, o ponto de maior relevância é a questão física agravada pelo desleixo da saúde bucal, o que pode ocasionar a perda de dentes ,gerando problemas funcionais e estéticos.

Roer as unhas é um péssimo hábito para a saúde bucal
Fonte: Pexels

Dessa forma, os danos visuais acabam trazendo um sentimento de desconforto com a própria aparência, abrindo espaço para o aparecimento de traumas psicológicos como falta de autoconfiança, problema de auto aceitação e baixa da autoestima.

Sua saúde geral também é afetada

O aparecimento de infecções e o alastramento de bactérias e germes não geram problemas apenas relacionados à sua boca ou face.

Além da perda de dentes, inflamações e sangramentos, a falta de higiene bucal pode ocasionar muitos problemas sérios de saúde geral.

Parece improvável, mas as ligações sanguíneas são os principais caminhos que levam ao aparecimento dessas doenças.

Consultas com um plano odontológicos
Fonte: Envato

Como um exemplo claro, podemos destacar a infecção descontrolada nas gengivas que pode fazer com que bactérias se espalhem pela corrente sanguínea, podendo levar à endocardite bacteriana e até mesmo enfarto do miocárdio.

Como forma de conclusão, podemos notar que existe uma ligação completa entre a boca e os diversos órgãos do nosso corpo. Ela é a porta de entrada para alimentos e bebidas, mas se não for bem cuidada pode ser a causa para infecções. Com isso, chega-se a conclusão que a saúde começa pela boca.

Venha fazer parte da PrimaVida

Não perca a oportunidade de manter sua saúde bucal em dia, tenha um plano odontológico da PrimaVida. Contamos com uma equipe competente na área odontológica, qualificada para lhe oferecer um atendimento personalizado em diversas áreas de atuação. Invista na sua saúde bucal.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp