Você sabe o que são placas bacterianas? A geração de placas bacterianas são causadoras de inúmeros problemas de saúde bucal que, muitas vezes, podem evoluir para problemas muito graves de saúde geral.

A formação dessas placas é resultado da má higienização e descuido com a saúde da boca, que abre porta para a proliferação de bactérias. Entenda mais como elas se proliferam e como as impedir neste artigo.

O que são placas bacterianas?
Fonte: Envato

O que são placas bacterianas?

As placas bacterianas são resultado da má higienização da boca, o que permite a proliferação de bactérias que se juntam, formando essas placas. Essas bactérias se aproveitam especialmente de restos de comida deixadas por uma escovação mal feita. Se não removidas rapidamente, podem endurecer e se tornar tártaros.

É importante destacar que todos nós temos essas placas bacterianas, o aparecimento dessas bactérias, em um nível seguro, é normal. O problema é quando elas começam a fazer mal à nossa saúde bucal. Essas placas podem causar problemas muito comuns como cárie, gengivite e periodontite.

Para que haja o aparecimento de cárie, é necessário que o ácido produzido por essas bactérias, após se alimentarem dos restos de comida, corroa as estruturas do dente e perfure a proteção dada pelo esmalte, fazendo com que se abra uma espécie de cratera, chamada de cárie.

Tratamento do Tártaro
Fonte: Envato

Se essas bactérias não forem tratadas de maneira correta, elas podem chegar até as gengivas, causando problemas como gengivite. Neste caso, podem ocorrer infecções nas gengivas, as deixando sensíveis, irritadas e com fácil sangramento. Essa infecção pode ser ainda pior, correndo pela corrente sanguínea e causando danos à saúde de um modo geral.

Essas infecções na gengiva podem fazer com que ocorra a periodontite, uma forma mais avançada da gengivite. O não tratamento correto da gengivite, pode fazer com que os danos se estendam para o periodonto (tecido de suporte ao redor dos dentes).

A partir daí, pode acontecer mobilidade dos dentes (gerada pela perda do suporte dos ossos), podendo com o tempo acarretar até perda de elementos dentários.

Como prevenir as cáries
Fonte: Freepik

Os tártaros também são resultado da não remoção de placas bacterianas. Neste caso, o tártaro seria o endurecimento das placas bacterianas não removidas.

A partir do momento em que os dentes começam a cair por conta da evolução da doença periodontal, os danos à saúde geral podem ser ainda mais graves.

Isso porque a perda de dentes dificulta a ação de mordida, o que diminui o índice de alimentos bem triturados para digestão. Dessa forma, os órgãos do sistema digestivo precisarão trabalhar mais para digerir os alimentos. Isso pode causar problemas graves no estômago, intestinos ou até mesmo no esôfago.

Dicas de Higiene Bucal
Fonte: Envato

Para evitar que ocorram estes danos à sua saúde, o mais recomendado é que seja feita a higiene bucal de maneira correta. A partir do momento em que você faz uma escovação correta e se utiliza de fio dental, as chances de criar placas bacterianas são menores.

Por isso, mantenha uma rotina de escovação de no mínimo três vezes por dia após as refeições, faça uso de fio dental e bochechos com  antissépticos.

Escove os dentes antes de dormir
Fonte: Envato

Outra dica fundamental é sempre ir ao dentista. A melhor forma de avaliar sua saúde bucal e diagnosticar problemas que podem causar futuras doenças é estar sempre se consultando com um profissional. Quanto antes for diagnosticado algum problema, melhor será o tratamento e maiores são as chances de evitar problemas futuros.

Investir na saúde bucal é essencial. Com a PrimaVida, você tem acesso a planos odontológicos com preços acessíveis e com cobertura para diversas especialidades odontológicas. Faça seu plano dentário conosco e valorize sua saúde bucal.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp