Todos nós já sentimos dores de cabeça. Este problema é comum e pode ser causado por inúmeros fatores, sejam eles de causa dentária, emocional ou de qualquer outro problema de saúde.

Mas você já pensou que sua dor de cabeça pode estar ligada ao seu nível de higiene bucal? Entenda, neste artigo a relação entre dor de cabeça e higiene bucal.

Relação entre dor de cabeça e higiene bucal
Fonte: Envato

Relação entre dor de cabeça e higiene bucal

É muito comum as pessoas sentirem dores de cabeça frequentes e acreditarem que seja algo relacionado à visão ou neurológico quando, na verdade, o segredo está na saúde bucal.

Mas qual é a relação entre dor de cabeça e higiene bucal? A resposta é simples, toda a nossa estrutura facial tem ligações nervosas e compartilha diversos nervos e articulações dentro da mesma estrutura muscular.

Se acalme ainda no consultório
Fonte: Envato

Neste caso, qualquer problema que cause irritação nervosa pode ocasionar dores de cabeça.

Por isso, é fundamental marcar consulta com um dentista e manter uma rotina de visitas para que ele possa fazer um diagnóstico assertivo dos seus dentes e analisar se sua saúde bucal está de fato em dia, sendo um fator preponderante na sua dor de cabeça.

A partir desse diagnóstico, podem ser levantadas formas de combate e tratamento dentário. Outro fator conectado com a sua saúde bucal que culmina em dores de cabeça é o bruxismo.

O que é bruxismo

Quando há pressão forçada que esteja sendo feita sob os dentes pode causar um desconforto na arcada dentária e gerar fortes dores na cabeça, na região do rosto e também na ATM.

O bruxismo, além de enfraquecer a estrutura dos dentes e causar fortes dores de cabeça, pode acarretar na quebra dos dentes.

Este problema não é apenas de saúde bucal, mas necessita de acompanhamento de médico especialista e também psicólogos, uma vez que o bruxismo tem ligação direta com fatores psicológicos e sociais.

Fatores psicológicos influenciam o quadro de bruxismo
Fonte: Envato

As cáries também estão totalmente ligadas a dores de cabeça. Neste problema, os dentes são atacados por bactérias que, alimentadas pelos restos de comida, soltam um tipo de ácido que corrói o dente e se infiltra pelo esmalte protetor.

Outro problema ocasionado por bactérias que pode acarretar em dores de cabeça é a gengivite. Neste caso, ocorre uma inflamação que causa sangramento nas gengivas e, se não cuidada, pode acarretar na perda dos dentes. Se não tratada pode evoluir para uma periodontite.

A melhor forma de evitar estes problemas é procurar um dentista especializado para que ele possa fazer um diagnóstico preciso e elaborar o tratamento ideal para cada situação.

Acompanhamento profissional é fundamental em casos de bruxismo
Fonte: Envato

Vale destacar que se você tem dores de cabeça constantes e ainda não descobriu o que é, diga ao seu dentista, apresentando os sintomas o ajuda a identificar o que está errado.

É necessário ter em mente que tudo está ligado, principalmente quando se fala de saúde. Não manter uma boa higiene bucal não acarretará problemas apenas na boca, mas também em todo o corpo, podendo causar até infarto, em casos raros.

Por isso, mantenha a sua saúde bucal em dia escovando os dentes três vezes ao dia após cada refeição e faça uso de fio dental. Essas atitudes ajudam a evitar a proliferação de bactérias que causam inúmeras doenças.

Além de tomar esses cuidados caseiros, esteja sempre indo ao dentista. Isso ajuda a fazer com que você mantenha sua saúde bucal atualizada e a trate os problemas pequenos de maneira rápida, impedindo que isso se torne algo maior no futuro.

Cuide da sua saúde bucal com a PrimaVida

Para cuidar da sua saúde bucal, você pode contar com os planos odontológicos da PrimaVida. Nosso time é formado por uma equipe especializada para você ter o melhor atendimento e nossos planos cobrem diversas especialidades na área odontológica.

Além disso, contamos com planos para servidores públicos e para empresas.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp