4 dicas de como evitar uma doença periodontal

Você sabe como evitar uma doença periodontal? Uma doença periodontal pode ser altamente prejudicial para a saúde da sua boca e dos seus dentes. Mas o que causa esse tipo de problema? Saber disso pode ser essencial para a manutenção diária da saúde bucal.

Por isso, neste artigo, vamos explicar como evitar uma doença periodontal com dicas simples. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

Como evitar uma doença periodontal
Fonte: Envato

4 dicas de como evitar uma doença periodontal

Em primeiro lugar, é preciso explicar o que é uma doença periodontal. Esse tipo de doença afeta os tecidos que oferecem proteção e suporte para os dentes. Esses tecidos (a gengiva, o osso alveolar e o ligamento periodontal) formam a região da boca conhecida como o periodonto.

Trata-se, portanto, de uma parte da boca fundamental para a saúde do organismo. Mas, justamente por sua importância, ela também pode ser extremamente vulnerável a doenças que podem gerar consequências graves.

É aí que entra a doença periodontal, causada pelo acúmulo excessivo de placa bacteriana. A placa bacteriana é uma camada de bactérias, também conhecida como placa dental, que se acumula sobre a superfície dos dentes e da língua.

Cuidados para evitar a cárie
Fonte: Envato

O acúmulo de placa bacteriana é uma das principais causas de cáries e da doença periodontal.

Felizmente, existem muitas formas de evitar essa situação. A seguir, então, vamos apresentar algumas das principais formas de como evitar uma doença periodontal. Confira!

Incorpore o fio dental na sua rotina de cuidados com os dentes

Muitas pessoas ainda cometem o erro de achar que, para limpar os dentes, basta escová-los.

Na verdade, a escova de dentes não consegue alcançar todos os cantos da boca. Assim, se você só escova, muitos vestígios de comida permanecem, principalmente nos espaços entre os dentes.

Portanto, a importância do fio dental no processo de higienização não pode ser ignorada.

Higienização bucal com fio dental
Fonte: Freepik

Com essa ferramenta, você pode alcançar os espaços que a escova não toca, eliminando qualquer vestígio indesejável de alimentos nos dentes.

Isso dificulta o acúmulo da placa bacteriana, diminuindo os riscos de doença periodontal.

Higienize os dentes pelo menos três vezes ao dia

Você deve realizar a limpeza dos dentes sempre após cada refeição. A primeira etapa é o uso do fio dental e em seguida a escovação, que deve limpar a superfície dos dentes com gestos cuidadosos.

Esse ponto é importante: evite realizar a escovação com movimentos bruscos ou brutos, que podem gerar traumas, retrações ou até mesmo sangramento nas gengivas.

Troque a escova de dentes a cada três meses

A escova de dentes não dura para sempre. Com o tempo, devido ao uso diário, as cerdas da escova se tornam desgastadas. Isso as faz perder a eficiência para a limpeza. Além disso, a escova velha pode acumular bactérias, tornando o uso da escova prejudicial para a saúde oral.

Sendo assim, fique atento para o estado da sua escova de dentes para poder substituí-la quando chegar a hora. O ideal é trocar a escova a cada três meses.

Quando trocar a escova de dentes?
Fonte: Envato

Vá ao dentista regularmente

A doença periodontal começa com sintomas leves. Nesse estado, é muito fácil de tratá-la.

Por conta disso, é crucial visitar o dentista com regularidade. Adicionalmente, se você quer saber como evitar uma doença periodontal, é uma boa ideia perguntar a opinião de um profissional especializado para descobrir a melhor rotina de cuidados bucais para você.

Dicas para manter os dentes brancos
Fonte: Pexels

Fazer isso é muito mais fácil com a ajuda de uma empresa de plano odontológico. E, para conseguir um, o melhor é contar com uma empresa especializada confiável.

A PrimaVida Dental é um ótimo exemplo, oferecendo tudo que você precisa para cuidar melhor da saúde da sua boca. Também contamos com planos especiais para servidores públicos e para empresas.

Quer saber mais? Então visite o site da empresa para obter mais informações!

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp